sábado, 11 de abril de 2020

Sábado Santo… durante a COVID-19


Neste dia, apesar de não nos encontramos fisicamente como irmãos romeiros, é o dia que nos recorda a dor pela morte de Jesus e a alegria da sua Ressurreição. Também é o dia em que devemos estar em silêncio à espera de amanhã, recordando a perplexidade dos apóstolos após a Sua morte ontem.
Neste ano, tal como este dia em particular, lembremo-nos de centenas de irmãos jovens e homens de barba rija, que não puderam fazer a sua romaria como era hábito. Depois de muita preparação e propósitos pensados para a mesma, este vírus veio tirar-lhes essa vontade e essa esperança de encontro com Ele, nesta maneira particular e peculiar que só as romarias proporcionam.
Qual Barrabás, este vírus de certa forma veio crucificar Jesus, como naquele tempo. Este vírus é semelhante a toda aquela multidão que sabendo as consequências nefastas, continuaram as suas vidas como se nada fosse. Continuaram a passear em grupo, a partilhar coisas sem se precaverem minimamente e, ainda que menos (graças a Deus) continuam. Por causa desta multidão Ele foi entregue para ser crucificado, apesar de algumas vozes gritarem o contrário, mas para além de não terem sido ouvidas naquele tempo, neste tempo foram abafadas nas camas dos hospitais e muitas pereceram e mais algumas perecerão.
Tal como essa minoria naquele tempo, também as nossas vozes neste tempo foram poucas as que fizeram eco nas igrejas, vales e caminhos que percorremos.
Todas aquelas duas alas de irmãos romeiros que não puderam dar voz e testemunho de Jesus, devem ter ficado como aqueles discípulos que iam a caminho da Emaús, depois do desfecho ocorrido em Jerusalém. Durante esta viagem de Jerusalém até Emaús, que é sempre a descer, muitos piedosos irmãos ficaram atordoados pelo desânimo, cabisbaixos por não terem caminhando e desencantados, por não puderem cumprir todos os propósitos que levavam na cevadeira.
Mas tal como o caminho que se faz caminhando, alguém se aproximou destes piedosos irmãos romeiros e foi elucidando-os, transformando-os e eles foram fazendo a romaria, de outra forma é certo e talvez mais difícil, mas fizeram-na. Fizeram-na através das redes sociais, com partilhas diárias de meditações, orações, mas sobretudo, nas palavras escritas com o coração abrasado, nas quais, de olhos fechados, mas com a alma aberta, puderam ver todo o trajeto que iam percorrendo. Pararam nas igrejas para as orações, caminharam com alguma chuva, vento e frio, mas também com algum sol e calor. Tiveram as partilhas das refeições, nas quais não faltaram as conversas triviais, risos e gargalhadas. Tiveram as suas meditações, partilhas e desabafos. Também tiveram o dia da família, desta feita mais intenso e mais demorado porque o tempo assim o permitiu. Pernoitaram aqui em comunidade e ali em casa de famílias, nas quais, puderam partilhar os seus conhecimentos, anseios, mas também duvidas, e quem sabe, não terão também sossegados alguns corações mais apertados com palavras vindas do Espírito Santo. Provavelmente alguns irmãos, talvez por inexperiência, tenham tido algumas bolhas nos pés e ter sido necessário recorrer à agulha desinfetada e linha para resolução do problema. Problema que passou pelas lagrimas teimosas a querem sair dos olhos, as voltas no conforto da cama, em detrimento dos sacos cama ou colchões numa Casa do Povo qualquer ou mais grave ainda, ver toda a indumentária ali ao canto da porta de entrada, sem que pudesse sair.
Todos eles terminaram as suas romarias até à passada quinta-feira, com os olhos a brilhar e após a celebração final, abraçaram-se demoradamente e com a força de quem foi ali buscar sustento para mais um ano, terminando dizendo ao irmão-Mestre: “- Até para o ano irmão!”
Todos eles, agora com o coração a arder com as palavras do Verdadeiro Mestre, depois desta longa e demorada caminhada, amanhã subirão novamente a Jerusalém, para darem testemunho da vivência que tiveram aos demais irmãos, principalmente junto daqueles que provavelmente venham a sair para o ano pela primeira vez, fruto do testemunho, qual semente de mostarda.

Neste dia os protagonistas são o recolhimento e meditação, já que não sabemos mais nada. Os próprios Evangelhos nada falam deste dia, somente poderemos imaginar que este seja o tempo em que o corpo de Jesus permanece no sepulcro e, sendo um dia de repouso para os judeus, os apóstolos permanecem sem saber o que acontecerá a seguir.
Segundo uma antiga tradição, mesmo que tudo esteja em silêncio, Jesus agiu. Neste dia Ele desce à mansão dos mortos, para salvar o homem e leva-lo consigo para o céu, onde nos precede e nos espera de braços abertos.
Terminamos esta reflexão com a oração das laudes:
“Deus eterno e omnipotente: ao celebrarmos o mistério redentor do vosso Filho Unigénito, que depois de ter descido à morada dos mortos saiu vitoriosamente do sepulcro, concedei aos vossos fiéis filhos que, sepultados com Cristo no Batismo, também com Cristo ressuscitem para a vida eterna. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.”

Neste sábado, rezemos por todos aqueles (mesmo na escuridão das incertezas e incógnitas) que estão a fazer os possíveis e impossíveis, para que os casos positivos possam regredir, sempre com a graça de Deus.
Pai Nosso; Avé Maria.

(Um irmão romeiro, como os demais)


Sem comentários: