sexta-feira, 18 de abril de 2008

Instituição no Ministério de Acólito

No próximo Domingo dia 20, será a instituição no Ministério de Acólito, último Ministério, rumo ao sacerdócio Ministerial do irmão André Resendes.
Será ás 11:00h na Sé Catedral de Angra, celebração da Missa, presidida por D.António.
Serão instituídos, para além dele, mais 5 seminaristas.
Os irmãos que quiserem e possam acompanhá-lo, deverão ir de lenço e terço (pedido do mesmo).

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Reunião

Ontem mais uma vez tivemos a nossa reunião mensal. Desta vez, para além da presença do Padre Dolores (presença sempre assidua) e do "nosso" seminarista, tivemos também a presença do contra-mestre Padre Dinis Silveira.
Entre outras coisas falou-nos sobre esta época que estamos a atravessar, a época pascal.
Depois de 40 dias da quaresma, estamos a viver os 50 dias do período pascal onde, devemos alegrar-nos, já que Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou. Período onde devemos alimentar-nos do leite e do mel, qual paraiso aqui ao nosso lado.
Depois da romaria de 5 dias, devemos viver o 6º nos restantes dias do ano, em comunhão com Cristo e sua Mãe Maria Santíssima. Devemos, não só marcar presença nas missas dominicais, como principalmente, vivê-las com fé e oração.
Mais haveria que dizer sobre o belissimo "sermão" mas, tal como muitas outras coisas, só vivendo e ouvindo-o é que se percebe e se sente.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

O ROMEIRO HOMEM PENITENTE ()O ROMEIRO HOMEM RESSUSCITADO


TEMA 1
(Elaborado pelo irmão seminarista André Resendes)

"A caminhada do romeiro, centra-se fundamentalmente numa atitude de encontro consigo mesmo e com Deus, depois de descoberta a sua condição de pecador;

A Romaria apresenta-se desta forma, como um dos muitos modos de reconciliação com Deus, dos actos menos bons que cometemos, contra o amor de Deus, e á sua imagem em cada um dos irmãos;

Cada Romaria é diferente todos os anos, porque em cada uma delas, o romeiro pode ser o mesmo, mas as suas disposições interiores – espirituais – não o são por certo! Sendo assim, a experiência de romaria é sempre nova, inquietante, mas consoladora e gratificante;

No caminho interior pelos “lugarejos” mais profundos do coração, encontramos e procuramos perceber cada gesto concretizado, e melhorá-lo – toda esta caminhada é visualizada pela romagem exterior, passando sempre por Igrejas, capelas e ermidas, que devem simbolizar a nossa procura constante em saciarmo-nos do Eterno;

Como qualquer outra experiência, esta em concreto com o Divino, pode ser humana e espiritualmente “desconfortante” isso porque muitas vezes encontramos pedaços de nós mesmos que não queríamos encontrar; gestos realizados que queremos modificar, acrescidos do cansaço físico e mental, etc…;

Este é o verdadeiro (ou aquela meta) de cada Romaria anual que realizamos, e que culmina com todo o seu sentido em Jesus-Eucaristia;

Importa perceber a figura desse Jesus: o que Ele significa – para os dias de hoje - na minha vida? ( lemos Spe Salvi, 31/32).

Estamos em marcha para a Páscoa! Como nos preparamos?! Como está o nosso coração?!

CONTEXTUALIZAÇÃO DA PÁSCOA (enquanto festa) :

a) festa (saída do Egipto – terra de escravidão – para a terra da promessa (A.T.) ; passagem da morte á vida – do pecado á vida da graça em Jesus Cristo, N.T.);
b) memória actualizadora do passado e projectiva do futuro;
c) tempo novo para tudo (para renovar; recriar, reconciliar, amar, perdoar…etc);

SENTIDO DA PÁSCOA (enquanto história) :

a) Egipto → Israel ;
b) Belém → Jerusalém;
c) Morte → Vida;
d) Jerusalém → Emaús;

PORQUÊ A PÁSCOA TODOS OS ANOS?:

A) Celebramos a HISTÓRIA (actualizamo-la em cada Domingo; em cada Páscoa semanal);
B) “ a ALEGRIA (de termos um “Deus connosco”, que nos ama apesar de tudo;
C) “ a VIDA ( que perdemos com o pecado, e restituímos com o Baptismo e os Sacramentos);
D) “ o CONVÍVIO COMUNITÁRIO (somos um povo, não uma massa anónima e individualista – Ex: Tomé e os 12, na Aparição do Ressuscitado);
E) “ a GENEROSIDADE (de Jesus em nos ter amado até ao fim, sem reservas, e sem nos pedir nada em troca);
F) “ a LIBERDADE (dos filhos de Deus, das criaturas ressuscitadas e redimidas);
G) “ a GRATUIDADE (Deus amou-nos sem medida e sem preço);
H) “ o COMPROMISSO (celebramos e recebemos de Deus para levar aos outros);

MEDITAÇÃO ATRAVÉS DA ESCRITURA SAGRADA

LUCAS 13, 35 – Explicação

Reflexão:
Nesta passagem encontramos os seguintes momentos de encontro com Jesus:
a) na VIDA = Jesus aproxima-se deles, faz caminhos com eles , compreende-os e compadece- -se;
b) nas ESCRITURAS = Explica-lhes o sentido de todas as Escrituras e fá-los encontrar o seu sentido para a vida;
c) na EUCARISTIA = Jesus revela-se no partir do pão – sentido comunitário; “fracção do pão”, como gesto para reconhecer a presença do Ressuscitado;
d) na COMUNIDADE = Todos têm nela o seu lugar;
Na partilha de experiências;


Discípulos de Emaús são imagem dos peregrinos, que não se devem fechar aos seus projectos e dificuldades. Procurarmos sempre um sentido."


Meditemos sobre este tema com o coração aberto para Deus e lá no fundo tentemos perceber a nova "vocação" de Romeiros, não só nos dias da quaresma, mas principalmente nos restantes dias do ano.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Votos de Santa Páscoa

Romeiros de Nossa Senhora da Conceição
“Peregrinos do Infinito"

Desejam a todos os votos de uma Santa Páscoa.

Cerimónia do lava-pés


Logo mais pelas 20:00 irá decorrer a cerimónia do lava-pés na Sé de Angra. Este ano o Bispo dos Açores convidou-nos a estarmos presentes e doze dos irmãos irão fazer parte dessa cerimónia, qual graça divina. No entanto, é uma responsabilidade acrescida já que, para além do Bispo com este gesto assumir que todos os Romeiros têm um papel importante na Igreja (ao contrário dos que pensam que os Romeiros são apenas um “bando” de homens caminhando pela Ilha), também nós (romeiros de todas as ilhas e da diáspora) somos convidados a pautar as nossas vidas em comunhão com Cristo, não só nos dias de romaria mas, principalmente durante o resto do “ano quaresmal”.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Pedras vivas

Foto cedida por Luis Brum
Uma igreja sem tecto e sem janelas não deixa de ser uma igreja aliás, Nós somos as pedras vivas da Igreja, mesmo que a mesma, esteja sem tecto e sem janelas.
"Onde estiverem dois ou mais em Meu nome, Eu estarei no meio deles"