quarta-feira, 3 de setembro de 2008

...

Pensamento enviado por mail de um irmão:

"Sinto falta da paz que nos inunda a Romaria mas, não podemos passar o tempo toda no cimo da montanha."

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

A Fé


"Não é necessário vê-La, basta apenas e tão só, senti-La ao nosso lado." - Pensamento de um irmão romeiro.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

SER ROMEIRO É UMA DECISÃO DIÁRIA


E aqui fica um texto escrito pelo Irmão Jota, cheio de muito para dar.

"O amor de Deus quis, desde sempre o ser e a vida de cada um de nós. E usando de um respeito notável pelas suas criaturas humanas, deu-nos aquilo que tantos de nós prezamos e de que tanto fazemos questão: a liberdade de escolhermos e trilharmos os caminhos que desejamos – ou que se nos afiguram mais apropriados à prossecução dos nossos objectivos.

Mas com que atitude o fazemos?
Que espírito nos anima?
Como vamos?
Como caminhamos?

Como peregrinos não partimos “à toa”, temos propósitos e metas, que nos esforçamos por atingir. O que procuramos – para onde queremos ir – é sempre de uma forma ou de outra, o que imaginamos.

Como peregrinos, em todo o caso, experimentamos as dificuldades do percurso que livremente escolhemos e estamos sujeitos às dores e sofrimentos que ele proporciona. Por vezes, apetece-nos desistir, ficar por ali, interrogando-nos sobre se vale a pena continuar.

Mas, como peregrinos, não caminhamos sozinhos, sabemos com quem vamos, com os nossos próximos mais próximos e com muitos outros que se cruzam connosco pelo caminho.

Todos eles nos põem à prova com as suas diferentes maneiras de ser, com os seus diversos pontos de vista, com as suas vontades contraditórias e outras inesperadas exigências.

Como peregrinos carregamos a cevadeira com o essencial do que pensamos vir a precisar, algumas são demasiado pesadas que nos abatem por vezes o ânimo e nos atrasam o passo, por vezes é preciso aliviar o supérfluo para não se tornar demasiado penoso, como acontece muitas vezes nas nossas vidas em que perante a encruzilhada há que fazer opções.

Peregrinar bem não é fácil…é preciso largar a rotina habitual, partir com alegria, ser perseverante e levar o essencial

Na nossa caminhada percorremos os caminhos lado a lado com JESUS CRISTO, vivemos a Sua presença estamos aptos a sermos melhores porque todos estão com os olhos em nós, não podemos defraudar essas expectativas apesar das nossas fraquezas e limitações.

Só os que foram amados amam, só os que viveram a felicidade podem tornar os outros felizes. Os que não conseguiram ainda atingir estes patamares de vida com DEUS tem mais uma oportunidade para a próxima romaria de 2009, os que já se sentem realizados terminam o seu caminho aqui, que é o meu caso."

domingo, 22 de junho de 2008

O fim de mais uma caminhada ou o principio da Vida

E depois de 5 dias onde a clausura das orações nos transmitiu toda a liberdade que existe em Cristo, onde existiram algumas lagrimas sentidas, nada como um sorriso para a Mãe que nos acompanhou.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Procissão da Senhora do Rosário



A Mensagem de Fátima pediu a nossa colaboração para o próximo dia 12 levarmos o andor na procissão de Nossa Senhora. Tendo em conta que todos os anos, esta precedência é dada a cada um dos vários movimentos da ilha e este ano calhou-nos a nós.


Assim, solicita-se a presença de todos os elementos para, não só haver suficientes para o andor, como engrandecer a procissão dedicada à Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Instituição no Ministério de Acólito

No próximo Domingo dia 20, será a instituição no Ministério de Acólito, último Ministério, rumo ao sacerdócio Ministerial do irmão André Resendes.
Será ás 11:00h na Sé Catedral de Angra, celebração da Missa, presidida por D.António.
Serão instituídos, para além dele, mais 5 seminaristas.
Os irmãos que quiserem e possam acompanhá-lo, deverão ir de lenço e terço (pedido do mesmo).

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Reunião

Ontem mais uma vez tivemos a nossa reunião mensal. Desta vez, para além da presença do Padre Dolores (presença sempre assidua) e do "nosso" seminarista, tivemos também a presença do contra-mestre Padre Dinis Silveira.
Entre outras coisas falou-nos sobre esta época que estamos a atravessar, a época pascal.
Depois de 40 dias da quaresma, estamos a viver os 50 dias do período pascal onde, devemos alegrar-nos, já que Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou. Período onde devemos alimentar-nos do leite e do mel, qual paraiso aqui ao nosso lado.
Depois da romaria de 5 dias, devemos viver o 6º nos restantes dias do ano, em comunhão com Cristo e sua Mãe Maria Santíssima. Devemos, não só marcar presença nas missas dominicais, como principalmente, vivê-las com fé e oração.
Mais haveria que dizer sobre o belissimo "sermão" mas, tal como muitas outras coisas, só vivendo e ouvindo-o é que se percebe e se sente.