quarta-feira, 18 de março de 2009

Quaresma

Foto retirada daqui

Caros Irmãos Romeiros,
Graça e Paz de Jesus!

Mais um ano se passou, desde a última caminhada que fizestes, na Quaresma anterior.
Certamente, todos nós teremos muito para corrigir ao longo deste ano que passou, e muito também para repensar, com o objectivo de seguir em frente, servindo sempre mais e melhor.
A romaria, não é apenas um caminhar com o terço na mão, pelas nossas ruas e freguesias. É muito mais do que isso: é reflexão, encontro, partilha, oração, mudança… é o nosso deserto, onde na linguagem dos homens da Bíblia, nos encontramos com Deus!
Fazer romaria, implica antes de mais disponibilidade interior, para o acolhimento: acolhimento de Deus, que se manifestará das mais diversas formas; acolhimento do irmão, que é imagem visível do Deus que amamos; acolhimento de mim mesmo, como ser frágil, caminhante, mas amado de verdade por Deus.
Quaresma é isso mesmo: 40 dias, que já estamos vivendo, e que procuram essa preparação mais intensa do nosso coração para acolher Aquele por cuja obra nos veio a salvação: Jesus Cristo.
Nestes dias que vamos caminhar juntos, iremos reflectir com S.Paulo, o grande Apóstolo de Jesus, no meio das gentes sem fé, meditaremos nos grandes pilares da nossa vida cristã, como baptizados. Todos são convidados a estarem presentes de coração e alma a estes momentos de encontro aqui, quando fizermos a reflexão, porque, ao dom da Palavra de Deus, ninguém fica dispensado de escutar e acolher. Só assim alcançaremos o sustento necessário para esta caminhada.
Com S.Paulo, rumaremos estes dias até ao nosso interior mais intimo, o homem da fé, que tantas vezes neste ano, vacilou, duvidou do poder do seu Mestre, recusou o amor, rejeitou o serviço, ou seja, o encontro com cada um de nós consigo mesmo! Isso é importante!
Estaremos sempre guiados pelo Espírito Santo, nas estradas desta ilha, rumo ao homem novo, que, se Deus quiser, no Domingo de Páscoa, nascerá com Cristo, e esvaziará o sepulcro dos caminhos trilhados longe de Jesus.
Estaremos rezando uns pelos outros, não esqueçam que há muita gente, que a partir deste momento rezará por todos vós, pelo que, devem se empenhar em aproveitar bem este tempo único de encontro e de salvação. O resto Deus providenciará.

Boa Romagem, que Deus nos acompanhe!

André Resendes
Seminarista

terça-feira, 17 de março de 2009

Romeiros de São Miguel

foto retirada daqui

Universidade dos Açores
Departamento das Ciências de Educação


Investigação em Etnografia dos Açores
Trabalho do 1º Ano de Licenciatura em Ciências da Educação (2002)
Título: Romeiros de S. Miguel
Autor: Marcia Botelho


Poderiamos aqui fazer o denominado "copy-past" do trabalho acima mencionado mas, apesar de o mesmo ser público, nada melhor do que ser visualizado onde o mesmo se encontra. Assim basta acederem a este link.
Obs: Trata-se "apenas" de mais um contributo para o estudo sobre as Romarias Quaresmais que, não sendo de autoria do rancho ou de algum irmão, não deixa de ter o seu valor.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

De volta à estrada

De 25 a 29 do próximo mês de Março o racho estará de novo na estrada numa caminhada de fé e esperança, onde dedicaremos o nosso tempo a Deus para que o mundo se volte para Ele.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Possivel definição de Romeiro (entre outras)


"O romeiro é um monge que pela Quaresma, troca a clausura do convento pela clausura do ambiente que o rodeia e na qual, consegue contemplar com a alma (os pequenos milagres de Deus) aquilo que os olhos não vêm no dia-a-dia." - Pensamento de um irmão romeiro.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O romeiro como homem que se renova

O romeiro e o homem comum, que na sua humildade se propõe a ser um pequeno instrumento de Cristo na sociedade actual. O ser romeiro não é mais do ter a coragem de dizer a todos, que eu sou cristão e estou aqui para te servir. O ser romeiro não é mais que, desinibir-nos e abrir as portas do nosso coração a deus e a todo o sue esplendor. O ser romeiro é um chamamento sem explicação, mas tão forte e agradável, que quaisquer palavras serão sempre poucas para definir, como tão agradável é a experiencia.
O romeiro é um verdadeiro homem, sente-se insatisfeito, como ser humano que é e na vida por vezes procuramos algo que nos complemente. A romaria tem sido um belo pendão para os que por aqui tem passado, por isso seja romeiro, como fonte de vitalidade, para encarar a vida de forma diferente.

Viver o presente de olhos postos no futuro

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

PROPOR E TRANSMITIR A FÉ NA SOCIEDADE ACTUAL

PEREGRINAÇÃO
REFLEXÃO


TESTEMUNHO


DOUTRINA
REENCONTRO
PARTILHA


ESTAMOS ABERTOS AO CONVÍVIO DE NOVOS IRMÃOS ROMEIROS
CONTACTOS:
IRMÃO MESTRE-962279343
PADRE DOLORES-962921519
REUNIÕES:
14 E 18 DE JAN. / 11 E 25 DE FEV. / 4, 11 E18 DE MAR.
ROMARIA DE 25 A 29 DE MARÇO

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Um Santo Natal

Um Santo Natal e um ano de 2009 cheio de Paz, Esperança e Fé, são os votos do Rancho de Romeiros da Ilha Terceira.