quinta-feira, 19 de março de 2009

III Romaria na Terceira

No intuito de dar a conhecer a todos os que têm interesse, abaixo se publica o horário e o respectivo trajecto para este ano. Chama-se à atenção que poderá haver pequenas alterações alheias à vontade do Rancho, no que diz respeito aos horários, em especial.
ROMARIA

ROMEIROS DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
“Peregrinos do Infinito”

25-29 MARÇO
2009


CONFISSÕES (também abertas às famílias):
24-25/03/09 - 19H30 Santuário de Nossa Senhora da Conceição (segue-se a Missa)

PERCURSOS

1.º DIA - Quarta-feira 25/03/09
CONCEIÇÃO/SANTA BÁRBARA


Concentração: 3H45 (Santuário)
Missa: 4H00/4H55 (Santuário)

-Inicio da Romaria: 5H00
-Largo do Cruzeiro; Ermida do Desterro; Ermida de São João de Deus; Ermida do Bairro do Lameirinho; Capela da Casa de Saúde de São Rafael; Ermida Casa de Saúde S. Rafael; Igreja do Posto Santo; Ermida da Penha de França; Ermida “Casa das Irmãs Franciscanas” Pico da Urze/Bela Vista; Refeição: Casa das Irmãs Franciscanas (09H00)
-Reinicio: Casa das Irmãs Franciscanas; Igreja de São Carlos; Igreja da Terra-Chã; Ermida do Cantinho; Igreja Nova de São Mateus; Igreja Velha de São Mateus (13H00); Igreja de São Bartolomeu; Refeição: Casa Particular; Igreja das Cinco Ribeiras; Ermida do Porto das Cinco Ribeiras; Igreja de Santa Bárbara; Ermida de Nossa Senhora da Ajuda (19H00).
-Pernoita: Alojamento/Ceia – Casa dos Romeiros Nossa Sª da Ajuda Santa Bárbara.

2.º DIA - Quinta-feira 26/03/09
SANTA BÁRBARA/AGUALVA


-Café da Manhã (Casa dos Romeiros)
-Reinício da Romaria: 4H00
-Igreja das Doze Ribeiras; Igreja da Serreta (Santuário - 6H00)
-Igreja do Raminho; Refeição: Bombeiros Voluntários dos Altares (10H00); Igreja dos Altares; Ermida de Santo António -Biscoitos; Igreja do Caminho do Concelho 14H30 (Biscoitos); Ermida do Espírito Santo (Família Brum); Igreja do Bairro de São Pedro dos Biscoitos); Igreja das Quatro Ribeiras: Refeição (16H30); Igreja da Agualva; 19H30
-Pernoita: Alojamento/Ceia – Centro Social e Pastoral da Agualva.

3.º DIA - Sexta-feira 27/03/09
AGUALVA/ PORTO MARTINS


-Café da Manhã (Centro Social da Agualva)
-Reinício da Romaria: 4H00
-Igreja da Vila Nova; Igreja de São Brás; Igreja das Lajes; Ermida de Santo António – Fontinhas; Igreja das Fontinhas; Igreja de Santa Luzia: Refeição – Centro Paroquial; Igreja de Santa Rita (12H00); Nossa Senhora do Facho (13H30); Igreja do Senhor. Santo Cristo – Misericórdia; Igreja Matriz da Praia da Vitória: Refeição: Casa Particular – Rua Nossa Senhora da Saúde; Igreja da Casa da Ribeira; Igreja do Cabo da Praia; Igreja do Porto Martins:19H50
-Ceia: Centro Social/Comunidade do Porto Martins
-Pernoita: Alojamento/Casas particulares da comunidade – Porto Martins.

4.º DIA - Sábado 28/03/09
PORTO MARTINS/ SÃO SEBASTIÃO


-Café da Manhã/ Casas de Acolhimento
-Reinício da Romaria: 5H45 (Igreja do Porto Martins)
-Igreja da Fonte do Bastardo; (7H23) Igreja da Ribeira Seca:
Refeição: Barraca; Santinha do Mato (13H00); Ermida de Santa Ana/Missa; Refeição: Terreiro da Ermida; Igreja Matriz de São Sebastião 19H30).
-Pernoita: Alojamento/Ceia – Casas particulares da Comunidade de São Sebastião.

5.º DIA - Domingo 29/03/09
SÃO SEBASTIÃO/ ANGRA (CONCEIÇÃO)


- Café da Manhã/ Casas de Acolhimento
-Reinício da Romaria: 4H00 (Igreja Matriz de São Sebastião); Ermida da Maria Vieira (Sagrado Coração de Maria); Paragem: Farol das Contendas – São Sebastião
Partilha Colectiva (Balanço global da participação na 3ª Romaria)
-Igreja Paroquial do Porto Judeu; Ermida da Esperança; Ermida de Nossa Senhora das Mercês (Feteira); Igreja Paroquial da Feteira; Refeição: Restaurante Barrigada Comunidade da Feteira; Igreja da Ladeira Grande; Igreja Paroquial da Ribeirinha; Ermida de Santo Amaro; Igreja Paroquial de São Bento; Ermida da Boa Viagem (Corpo Santo); Ermida de Santo António (Monte Brasil);
Refeição: Confraternização com as Famílias (15H00)
-Reinício: Igreja de São João Baptista – Castelo; Igreja de São Pedro; Igreja de Santa Luzia; Capela de Seminário; Igreja da Sé; Santuário de Nossa Senhora da Conceição: 19H26
-Missa: 19h30
-Despedida dos Romeiros 20H30/21H00

quarta-feira, 18 de março de 2009

Quaresma

Foto retirada daqui

Caros Irmãos Romeiros,
Graça e Paz de Jesus!

Mais um ano se passou, desde a última caminhada que fizestes, na Quaresma anterior.
Certamente, todos nós teremos muito para corrigir ao longo deste ano que passou, e muito também para repensar, com o objectivo de seguir em frente, servindo sempre mais e melhor.
A romaria, não é apenas um caminhar com o terço na mão, pelas nossas ruas e freguesias. É muito mais do que isso: é reflexão, encontro, partilha, oração, mudança… é o nosso deserto, onde na linguagem dos homens da Bíblia, nos encontramos com Deus!
Fazer romaria, implica antes de mais disponibilidade interior, para o acolhimento: acolhimento de Deus, que se manifestará das mais diversas formas; acolhimento do irmão, que é imagem visível do Deus que amamos; acolhimento de mim mesmo, como ser frágil, caminhante, mas amado de verdade por Deus.
Quaresma é isso mesmo: 40 dias, que já estamos vivendo, e que procuram essa preparação mais intensa do nosso coração para acolher Aquele por cuja obra nos veio a salvação: Jesus Cristo.
Nestes dias que vamos caminhar juntos, iremos reflectir com S.Paulo, o grande Apóstolo de Jesus, no meio das gentes sem fé, meditaremos nos grandes pilares da nossa vida cristã, como baptizados. Todos são convidados a estarem presentes de coração e alma a estes momentos de encontro aqui, quando fizermos a reflexão, porque, ao dom da Palavra de Deus, ninguém fica dispensado de escutar e acolher. Só assim alcançaremos o sustento necessário para esta caminhada.
Com S.Paulo, rumaremos estes dias até ao nosso interior mais intimo, o homem da fé, que tantas vezes neste ano, vacilou, duvidou do poder do seu Mestre, recusou o amor, rejeitou o serviço, ou seja, o encontro com cada um de nós consigo mesmo! Isso é importante!
Estaremos sempre guiados pelo Espírito Santo, nas estradas desta ilha, rumo ao homem novo, que, se Deus quiser, no Domingo de Páscoa, nascerá com Cristo, e esvaziará o sepulcro dos caminhos trilhados longe de Jesus.
Estaremos rezando uns pelos outros, não esqueçam que há muita gente, que a partir deste momento rezará por todos vós, pelo que, devem se empenhar em aproveitar bem este tempo único de encontro e de salvação. O resto Deus providenciará.

Boa Romagem, que Deus nos acompanhe!

André Resendes
Seminarista

terça-feira, 17 de março de 2009

Romeiros de São Miguel

foto retirada daqui

Universidade dos Açores
Departamento das Ciências de Educação


Investigação em Etnografia dos Açores
Trabalho do 1º Ano de Licenciatura em Ciências da Educação (2002)
Título: Romeiros de S. Miguel
Autor: Marcia Botelho


Poderiamos aqui fazer o denominado "copy-past" do trabalho acima mencionado mas, apesar de o mesmo ser público, nada melhor do que ser visualizado onde o mesmo se encontra. Assim basta acederem a este link.
Obs: Trata-se "apenas" de mais um contributo para o estudo sobre as Romarias Quaresmais que, não sendo de autoria do rancho ou de algum irmão, não deixa de ter o seu valor.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

De volta à estrada

De 25 a 29 do próximo mês de Março o racho estará de novo na estrada numa caminhada de fé e esperança, onde dedicaremos o nosso tempo a Deus para que o mundo se volte para Ele.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Possivel definição de Romeiro (entre outras)


"O romeiro é um monge que pela Quaresma, troca a clausura do convento pela clausura do ambiente que o rodeia e na qual, consegue contemplar com a alma (os pequenos milagres de Deus) aquilo que os olhos não vêm no dia-a-dia." - Pensamento de um irmão romeiro.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O romeiro como homem que se renova

O romeiro e o homem comum, que na sua humildade se propõe a ser um pequeno instrumento de Cristo na sociedade actual. O ser romeiro não é mais do ter a coragem de dizer a todos, que eu sou cristão e estou aqui para te servir. O ser romeiro não é mais que, desinibir-nos e abrir as portas do nosso coração a deus e a todo o sue esplendor. O ser romeiro é um chamamento sem explicação, mas tão forte e agradável, que quaisquer palavras serão sempre poucas para definir, como tão agradável é a experiencia.
O romeiro é um verdadeiro homem, sente-se insatisfeito, como ser humano que é e na vida por vezes procuramos algo que nos complemente. A romaria tem sido um belo pendão para os que por aqui tem passado, por isso seja romeiro, como fonte de vitalidade, para encarar a vida de forma diferente.

Viver o presente de olhos postos no futuro

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

PROPOR E TRANSMITIR A FÉ NA SOCIEDADE ACTUAL

PEREGRINAÇÃO
REFLEXÃO


TESTEMUNHO


DOUTRINA
REENCONTRO
PARTILHA


ESTAMOS ABERTOS AO CONVÍVIO DE NOVOS IRMÃOS ROMEIROS
CONTACTOS:
IRMÃO MESTRE-962279343
PADRE DOLORES-962921519
REUNIÕES:
14 E 18 DE JAN. / 11 E 25 DE FEV. / 4, 11 E18 DE MAR.
ROMARIA DE 25 A 29 DE MARÇO