quarta-feira, 31 de março de 2010

Santa Páscoa com Jesus


"Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros; que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei. Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros." Jo 13, 34-35

quinta-feira, 25 de março de 2010

Domingo de Ramos e Jovens no Raminho

"Com a “procissão de ramos”, em muitas das paróquias, a lembrar-nos a “entrada triunfal do Senhor em Jerusalém, aclamado com hossanas e recebido em festa” e a narração da Paixão e Morte, na mesma Jerusalém, dá-se início à Semana Santa, em todo o mundo cristão.

Cada comunidade prepara-se, assim, para uma das mais expressivas manifestações públicas de Fé, cerceadas em aproximadamente setenta por cento da população mundial, que reside em áreas nas quais há limitações severas à liberdade religiosa. “Apenas cinquenta e três governos respeitam plenamente esse direito” (Centro de Pesquisa Pew dos Estados Unidos).
No Domingo de Ramos deste ano de 2010, celebra-se o vigésimo quinto aniversário da instituição da Jornada Mundial da Juventude, criada pelo Papa João Paulo II, “como encontro anual de jovens crentes do mundo inteiro. Esta XXV Jornada é uma etapa a preparar o próximo Encontro Mundial de Jovens que terá lugar, em Agosto de 2011, em Madrid, Espanha.
Uma vez que a nossa Diocese de Angra se estende por nove Ilhas, muitas delas a sofrerem uma desertificação acentuada e onde os jovens não abundam, cada Ilha, a seu modo tenta ter presente a Mensagem que o Santo Padre dirige a todos: “Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?” (Marcos 10, 17)
Dada a dispersão da nossa Diocese de Angra, pelas nove ilhas dos Açores, alguns delas com uma desertificação acentuada, pela ausência de gente nova, cada Ilha é convidada a celebrar, a seu modo, esta Jornada do Dia Mundial da Juventude.
Nesta Ilha Terceira de Jesus a celebração decorre na Paróquia de São Francisco Xavier do Raminho, onde os jovens de toda a ilha, são convidados a tomar parte activa na Procissão de Ramos, às 11h15, com a celebração da Eucaristia às 12h00, presidida pelo Bispo de Angra, Dom António e pelas 15h00, actividades culturais na Sociedade do Raminho.
Neste Ano Sacerdotal, na sua Mensagem para este Dia, o Papa Bento XVI, “convida-vos a conhecer a vida dos santos, em particular a dos santos sacerdotes. Vereis que Deus os guiou, tendo encontrado o seu caminho dia após dia precisamente na fé, na esperança e no amor. Cristo chama cada um de vós a comprometer-se com Ele e a assumir as próprias responsabilidades para construir a civilização do Amor. Se seguirdes a sua Palavra, também o vosso caminho se iluminará e vos conduzirá rumo a metas elevadas, que dão alegria e sentido pleno à vida”."
Artigo publicado no Jornal "A União" de hoje da autoria do Padre Dolores.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Irmãos de Timor-Leste


Para além dos irmãos das ilhas de São Miguel e Graciosa, que muito nos têm honrado com a sua presença nestas 4 romarias, aqui na Ilha Terceira, este ano tivemos a presença de 2 novos irmãos vindos de Timor-Leste (oficialmente República Democrática de Timor-Leste), que se encontram a tirar cursos superiores na Universidade dos Açores. Mera coincidência ou não, Timor-Leste ocupa a parte oriental da ilha de Timor. A eles e às respectivas famílias desejamos que Cristo continue a derramar bênçãos com a intercepção da Virgem Maria.

(foto cedido por Luis Brum)

quarta-feira, 10 de março de 2010

Agradecimentos

(Foto gentilmente cedida pelo senhor Luis Brum)
O rancho de Romeiros vem por este meio agradecer a todas as pessoas que, directa ou indirectamente, contribuíram para que a esta romaria tivesse sido possível.

Gostaríamos também de agradecer ao Grupo Folclórico das Doze Ribeiras
a cedência da sede para a pernoita e refeição oferecida; ao Centro Paroquial da Agualva que, apesar do ocorrido em Dezembro findo, não se pouparam a esforços para a respectiva pernoita e refeição; à Junta de Freguesia e Comissão Fabriqueira da Igreja do Porto Martins e seus residentes, pela pernoita em suas casas e refeição oferecida e aos residentes na Vila de São Sebastião, que abriram as suas portas (como sempre) para nos receberem em suas casas para a pernoita e refeição.

Bem hajam todos e que Deus Nosso Senhor os recompense no céu aquilo que nos deram na terra.

terça-feira, 9 de março de 2010

Breves apontamentos num blog vizinho

Neste blog vizinho, do qual retiramos a foto acima, poderão encontrar breves apontamentos fotograficos e não só, que espelham um pouco da 4ª romaria. Ao senhor Brum, os nossos sinceros agradecimentos por tudo.