terça-feira, 6 de julho de 2010

NÃO VALEMOS MAIS QUE UM PARDAL?

"Á cerca de três para quatro anos compreendi porque Nossa Senhora recomendou aos três pastorinhos de Fátima que recitassem o rosário todos os dias sem desfalecimentos, sem hesitações e sem desculpas. Até aquela altura tinha muita dificuldade de o fazer porque me distraia e dispersava, enfim comportamentos semelhantes a tantos irmãos nossos. Nossa Senhora não iria pedir algo que não fosse importante para nós, e em que medida e profundidade?
NOSSO SENHOR NOSSO PAI é uma “pessoa” de um amor infinito, não tem explicação, nada existe abaixo do Sol capaz de medir o amor que Ele nutre por nós, e por muito que o reconheçamos fazemos só uma pequena ideia e, quando essa ideia é perceptível que alegria nos causa e que ressonâncias provocam no nosso coração, só quem já sentiu o poderá testemunhar.

“Certo dia o SENHOR chamou o Anjo Gabriel e disse-lhe:
· Gabriel, vai a casa de Maria a Nazaré e diz-lhe que Ela achou graça ao meu coração e, que é no seu ventre sagrado que irá nascer o Meu Filho muito amado.
O Anjo Gabriel foi transmitir a Sagrada mensagem do SENHOR.”

Ora quando medito nesta passagem, e digo esta parte da Avé Maria estou a repetir as palavras do Anjo Gabriel, como se o Senhor me houvesse chamado e incumbido da mesma tarefa.
Eu, pecador confesso sou porta-voz do Senhor no anúncio do nascimento de Jesus. Os Irmãos já pensaram nisso? Parem e meditem no profundo conteúdo das palavras e do seu transcendente significado.

O Romeiro é um homem de oração, (é o que as pessoas pensam umas para as outras sempre que nos vêem passar pelos caminhos da nossa Ilha) assumindo o Rosário como sua oração principal e fazem-no publicamente a plenos pulmões sem qualquer vestígio de respeito humano. E nos outros 360 dias que compõem o ano qual é a relação que temos com o Rosário, continuamos a recitá-lo diariamente embalados pelas muitas graças recebidas na romaria ou arrumamo-lo distraidamente?
Depois da descoberta feita há um par de anos com o significado daquelas palavras não vejo nem a hora nem o momento para o recitá-las porque quero sentir a ressonância das palavras que o Senhor me faz sentir com o anúncio a Maria.

E o Senhor pacientemente espera a nossa oração, o nosso encontro, valemos muito para Ele, somos de uma importância inimaginável.

Olhem os pássaros que esvoaçam despreocupadamente pelos ares, esses passarinhos não são como nós.
Para comermos um pedaço de pão, necessitamos de semear, ceifar, debulhar… Os pássaros não semeiam, não ceifam nem debulham, e no entanto nenhum deles morre de fome, quem os alimenta? O Pai os alimenta todos os dias. Quanto acham que vale um passarinho desses no mercado? Dois euros.
Agora se o PAI se preocupa em alimentar diariamente os pássaros que esvoaçam à nossa beira, já pensaram os Irmãos o que não fará por nós homens de pouca fé. Não valemos mais que um pardal?"

Um excelente artigo escrito pelo nosso irmão J. Dinis

segunda-feira, 5 de julho de 2010

O romeiro é um homem que contempla-O caminhando

"O romeiro é um homem que caminhando segue as palavras de Cristo “Pega na tua cruz e segue-Me!” e, especialmente nos dias de aparição publica carrega, não só a sua cruz como também aquelas que lhe vão entregando na romaria. Carrega-as, não como um peso excessivo ou um fardo difícil de carregar, mas sim como alguém que segue Cristo, como alguém que abdica de si mesmo em prol dos outros. Mas o romeiro é também um homem contemplativo, seja nas orações, meditações ou nos momentos de descanso físico.
Como é belo e gratificante segui-Lo, através do mistério da paixão, morte e ressurreição traduzido na Via-sacra. Ano após ano, a Via-sacra é sempre a mesma, no entanto, ano após ano nenhuma é igual à anterior. Ano após ano, o caminho é sempre o mesmo, no entanto, ano após ano nunca é o mesmo. Fisicamente, ano após ano vamos envelhecendo, no entanto, espiritualmente, ano após ano vamos amadurecendo o caminhar em direcção á graça de Deus.
Atrevo-me a dizer que nestas ilhas de bruma, no meio do azul que nos rodeia, os romeiros são quase como uma espécie de Cavaleiros Templários de outros tempos. Não naquilo que levou à sua extinção, mas sim naquilo que os aproximou do Criador, como por exemplo, a sua divisa que foi extraída do livro dos Salmos: "Non nobis Domine, non nobis, sed nomine Tuo ad gloriam" (Sl. 115,1) que significa " Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade", onde estão patentes os ensinamos das Sagradas Escrituras sobre a humildade “Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará." (Tiago 4:10), entre outras passagens bíblicas. Como é gratificante sentirmos que sem Ele nada somos, que sem o Seu apoio nada conseguimos e que sem Ele inserido nas nossas vidas não passaríamos de meras marionetas ou escravos nas mãos dos prazeres mundanos.
Caminhamos contemplando-O assim como todas as suas obras, mesmo aquelas que apenas a alma se apercebe. Contemplamo-Lo caminhando nas contas do terço e quando rezamos com docilidade, algures (neste mundo ou no outro) acontece um milagre. É nesta docilidade que reside o mistério da ligação do homem com Deus, isto é, não é na quantidade de terços ou rosários que fazem com que o homem esteja mais perto da salvação divina. Não é no recitar ave-marias e pais-nosso como quem quer entrar no livro dos recordes, mas é na sua qualidade, ou seja, nessa docilidade perante Deus. Inúmeras vezes, quanto mais queremos ser humildes perante o Salvador, mais soberbos nos tornam ao ponto de pensarmos que determinada situação aconteceu por causa dos nossos actos ou orações diárias, quando na realidade (e muito possivelmente) bastou o murmúrio da oração por parte de uma criança, mas com sinceridade, docilidade, devoção e muito sentida, para louvar e agradar a Deus.
O romeiro é apenas e tão só um homem que caminha seguindo a Cruz que o precede, lado a lado com a Sagrada Família, contemplando em todos os locais de culto a Sua e Nossa Mãe Maria Santíssima."
Artigo publicado no Jornal "A União" no dia 28 do mês findo.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Cânticos e Orações XIII

NÃO ADORES

Não adores nunca ninguém mais que a Deus.
Não adores nunca ninguém mais que a Deus.
Não adores nunca ninguém mais,
Não adores nunca ninguém mais,
Não adores nunca ninguém mais que a Deus.

Não contemples…

Não escutes…

Cânticos e Orações XII

SANTOS ANJOS E ARCANJOS

1. Santos Anjos e Arcanjos vinde em nossa companhia
Ajudai-nos a louvar a divina Eucaristia. (2)

Viva Jesus sacramentado, viva Jesus Nosso Senhor.
Viva Jesus Pai adorado, viva Jesus que é nosso amor. 2

2. A divina Eucaristia é Jesus Deus humanado,
De Maria sempre Virgem fruto do ventre sagrado.

3 A Divina Eucaristia é Jesus Deus humanado,
de Maria sempre Virgem fruto do ventre sagrado.

Cânticos e Orações XI

CÂNTICOS AO SS. SACRAMENTO

1. VENEREMOS, ADOREMOS
Veneremos, adoremos a presença do Senhor, Nossa luz e pão da vida, cante a alma em seu louvor.
Veneremos no sacrário Deus oculto por amor.
Dêmos glória ao Pai do céu, infinita Majestade;
Glória ao Filho e ao Santo Espírito, em espírito e verdade
Veneremos, adoremos a Santíssima Trindade, Ámen.

2. BENDITA E LOUVADA SEJA A HORA

Bendita e louvada seja a hora e o feliz momento em que foi instituído o santíssimo Sacramento (2)

Foi instituído em pão: é o nosso Rei
É o nosso Pai é a nossa redenção! (2)

2. Ó Sacramento divino, reinai em meu oração
E no centro do meu peito fazei vossa habitação. (2)

3. HÓSTIA A SANTA

1. Hóstia Santa, manso cordeiro.
Amor primeiro, do meu amor.
Hóstia santa, vou ter a dita,
duma visita do meu Senhor!

Jesus está, eu creio assim!
Jesus está na hóstia por mim! (2)

2. Hóstia santa, vem à minha alma.
Trazer-lhe a calma, vem dar-lhe luz.
Hóstia Santa, bem firme eu creio
Que no teu seio, está Jesus!

3. Hóstia Santa – vem ao meu peito,
Acende o preito – do meu amor!
Hóstia Santa – eu quero amar-Te,
sempre gozar-Te – com santo ardor!

terça-feira, 29 de junho de 2010

Cânticos e Orações X

Despedida

Chegou a Hora do adeus
Irmãos vamos partir
Com fé e confiança irmãos
Vamos nos despedir

Partimos com esperança irmãos
De um dia aqui voltar
Com fé e confiança irmãos
Partimos a cantar AVE MARIA…...

Cânticos e Orações IX

SE NÃO SE ENTRA NA IGREJA

Meu Jesus aqui chegamos
À tua porta sagrada
E com amor imploramos
Pela nossa caminhada
Nós somos filhos obreiros
Na tua porta batemos
Ajuda esses romeiros
À oração que aqui fazemos

Vamos com o coração
Nesta Ilha caminhar
Junto com a oração
Pedir para a paz reinar