domingo, 21 de novembro de 2010

Novena no Santuário de Nossa Senhora da Conceição/Reunião de Romeiros


Informam-se todos os irmãos que a próxima reunião será na 6ª feira dia 26 pelas 20:00.

Como Romeiros do Santuário de Nossa Senhora da Conceição e para além das reuniões preparatórias da romaria propriamente dita, temos o dever de, perante a Virgem Santíssima, nossa Padroeira, prestar-lhe condignamente a afeição que por Ela temos.

Assim sendo, devemos aceitar o humilde pedido da Nossa Senhora da Conceição, através das palavras do Padre Dolores, de estarmos presentes e marcamos presença, não só na Vigília na 1ª hora do dia 8/12, como também durante a Novena, que irá decorrer de 29/11 a 7/12.
- Como irá então ser isso? - Poderão perguntar aqueles irmãos que não puderam estar na última reunião por razões legítimas?
Para nós Rancho de Romeiros, Ela pretende que estejamos durante esta novena, no mínimo 14 elementos por dia, com o xaile, lenço e terços, pelas 19:15.
Sabendo que muitos de nós, por razões de força maior, não poderemos estar presentes todos os dias, e para aqueles que pelas mesmas razões não possam comparecer na próxima reunião, sugere-se que entrem em contacto com o Irmão Mestre ou o Padre Dolores, para confirmarem o dia ou dias que tenham disponibilidade, no intuito de estarem presentes todos os dias o mínimo solicitado pela nossa Mãe, e não por exemplo “hoje” 25 e “amanhã” apenas 7.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Reunião de Romeiros


Informam-se a todos os interessados, de que a próxima reunião de romeiros será no 19 do corrente mês, pelas 20:00, na Igreja da Conceição, onde estará também presente o nosso irmão contra-mestre Padre Dinis.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Sentidas condolências



Depois de doença prolongada, Deus Nosso Senhor chamou para perto de si a proprietária da Ermida de Sant`Ana. O rancho de Romeiros expressa aqui publicamente, as mais sentidas condolências aos familiares e amigos que ficaram, prematuramente, privados de tão excelente criatura de Deus.



quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Aos Romeiros

À humildade do Romeiro
(a transposição do simbolismo do traje)

Ò romeiro
Que em silêncio segues
Jesus o Cristo
Ao triunfante momento
Transportando no terço
Orações pedidas

Tu que O segues
Sem questionar
As incertezas do Homem
Levas nos ombros chagados
E ensanguentados
A coroa de espinhos

Nas costas verdascadas
Pelos homens de Pilatos
A túnica insuportável
Do Filho de Deus
Torna-se (como por milagre)
Abrigo e aconchego

Na mão de dentro
Seguras o ceptro do Senhor
De um reino que não é deste mundo
Defendendo a Sagrada Família
Com a alma exacerbada
De devoção

Qual Simão (o Cirineu)
Carregas a Cruz (in) suportável
Do peso dos pecados mundanos
Tendo a certeza inabalável
Que Essa Cruz
É instrumento de redenção

Ò romeiro
Como desejo
Ter essa fé firme (qual rocha)
E esse olhar flamejante
Quando na cantaria fria e despida
Te prostras de vontade e oras

Ò romeiro
Como anseio ser como tu
E segui-lO assim
Toscamente mas sem hesitar
E se em romaria
For chamado (qual bênção)
Partir com a convicção
Que no colo da Virgem Maria
Irei repousar eternamente
Paulo Roldão
Um irmão romeiro como os demais

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A rotina




"Se perguntarmos à maioria dos cristãos católicos, o que pensam sobre os Sacramentos ou como os definem, o que dirão?
Que se trata de algo QUE… QUE o quê? E porventura responderiam como o saudoso Raul Solnado QUE, QUE ou seja nada ou quase nada.
Foram por Jesus Cristo instituídos sete sacramentos a saber:
· O Baptismo
· A Confirmação (crisma)
· A Eucaristia
· A Reconciliação
· A Unção dos enfermos
· A Ordem e,
· O Matrimónio
Mas o mais importante de todos é a Eucaristia porque todos os sacramentos estão ordenados para ela como para o seu fim segundo São Tomás de Aquino, porque se renova o mistério pascal de Cristo, actualizando e renovando assim a salvação da humanidade.
No meu simples entendimento aqui é que está o busílis dos nossos problemas, se não vivermos este sacramento com plena consciência e responsabilidade a renovação e assim a salvação da humanidade estarão adiadas, até que nos decidamos a adoptar a postura adequada, pedida incessantemente por Jesus Cristo.
Só mesmo Jesus Cristo a instituir este sacramento… é na realidade, a “coisa” mais bela, mais envolvente, mais transformante que algum dia se pudesse imaginar. E quantos de nós tem disso, consciência? Poucos… por isso talvez a renovação e a salvação da humanidade encontrem um espaço tão exíguo nas nossas vidas levando as pessoas muitas vezes a questionarem-se:
De onde vim e para onde vou?
O que faço eu aqui?
Para que nasci?
A resposta é simples meditem no sacramento da eucaristia, vivenciam-no e entenderão tudo.
Quando o sacerdote no inicio da eucarística na missa, apresenta os dons, diz estas palavras: “Bendito sejais Senhor, Deus do Universo, pelo pão que recebemos da vossa bondade, fruto da terra e do trabalho do homem que hoje vos apresentamos e que para nós se vai tornar o Pão da vida” ou “ Bendita sejais Senhor, Deus do Universo, pelo fruto da videira que recebemos da vossa bondade, fruto da terra e do trabalho do homem que hoje vos apresentamos e que para vós se vai tornar Vinho da salvação”.
O Senhor Jesus Cristo omnipotente, criador do céu e da terra quer que participemos neste grande momento da vida da Igreja, e como?
Colocando sobre o altar o pão e o vinho ambos frutos da terra e do trabalho do homem. Porque o homem semeou, aguardou que nascesse, retirou as ervas daninhas, colheu e esmagou o grão o os bagos das uvas para que se tornassem pão e vinho.
O despontar dos frutos da terra, até chegarem ao altar do Senhor, passaram por várias etapas e dificuldades como com cada um de nós.
Desde o nascimento até ao momento presente de cada um tem um historial de dificuldades como o Senhor, ao cúmulo de se entregar por nós naquela morte horrenda.
E o Sacramento da Eucaristia é a união do sofrimento de Jesus Cristo junto com as nossas dores, sofrimentos, desapontamentos, frustrações e outras dificuldades que à semelhança do grão de trigo que tem de ser moído ou a baga da uva que tem de ser esmagada no lagar para dar fruto, colocamos sobre o altar junto com o sacrifício pascal sempre renovado de Jesus Cristo. O Senhor quer que participemos juntos com Ele neste gesto de profundo alcance e significado, enquanto não entendermos isto nada em nós se transforma.
E a tristeza que tantas vezes me dá quando vejo muitos fiéis homens e mulheres de boa vontade mas que se dirigem ao altar da Eucaristia tão displicentemente, tão desportivamente, recebendo o Senhor com as mãos não limpas…
Enfim sem nenhuma noção de que estão a participar no momento mais importante das suas vidas. Ora, se não há essa consciência do que estamos a fazer como podemos actualizar e renovar a salvação da humanidade?
Porque depois de comungarmos o Corpo e o Sangue do Senhor, somos no dizer do Apóstolo Paulo “Templos do Espírito Santo” porque o levamos connosco, para transformarmos o mundo, a principiar, pelo nosso próximo que poderá ser o esposo ou a esposa, os filhos etc.
Quantos têm consciência disso?
Quantos levam a vida suplicando por isto e por aquilo, quando semanal ou diariamente o podemos levar connosco sem nos apercebermos que Ele connosco, somos UM, somos portanto mais fortes, mais tolerantes mais amigos uns dos outros ou seja semelhantes a Jesus Cristo em que o amor pelo outro é o que de mais importante existe na terra.
Os sacerdotes podiam auxiliar a consciencializar as pessoas para a importância do Sacramento da Eucaristia mas, a maioria salvaguardando algumas excepções não o faz porque se multiplicam em actividades menos importantes, desgastam-se porque não são de ferro, enfim a maioria das vezes fazem-no apressada ou rotineiramente…
É uma pena, e a possibilidade de actualizar, renovar a salvação da humanidade vão ficando adiadas."

Irmão João Dinis

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

“Estamos quase atrasados” como romeiros/em romaria


"Durante a romaria deste ano e num contexto puramente de tempo, um irmão proferiu a seguinte observação:
- Estamos quase atrasados!
É que poderia ter-nos dito “estamos com falta de tempo”, “temos que caminhar um pouco mais depressa” ou “estamos a ficar um pouco atrasados”, entre outras possibilidades, no entanto aquele “estamos quase atrasados”, ressoou-me na mente de maneira estranha. Na paragem seguinte, peguei na caneta e no pequeno caderno que caminha quase sempre comigo e apontei essa afirmação, já que soava-me a algo mais do que apenas o contexto temporal em que ela foi proferida.
Durante os meses que decorreram deste então, de quando em vez essa afirmação aparecia-me à frente como que a lembrar-me para não me esquecer.
Há poucos dias, ao ler um artigo referente ao livro que dá pelo título de “O Grande Desígnio” escrito por “Stephen Hawking“, onde é referido que Deus não existe e não pode ter sido o criador do universo, é que a afirmação que deu título ao presente artigo fez sentido, o tal algo mais que apenas o tempo.
Neste inicio de século XXI e já nas décadas finais do século XX, aos poucos, quiçá derivado das várias descobertas científicas, o Homem foi começando a por de lado o Divino, julgando que essas descobertas omitem Deus na criação, pensando que “afinal de contas”, a Sagrada Escritura é um livro de histórias cheio de “efeitos especiais” e de “duplos”. São ideias e pensamentos absurdos e errados que alguém poderá ter sobre Deus e as Suas obras, no entanto (infelizmente), é para o ateísmo e a não-crença em Deus que o mundo dito erudito e moderno caminha a passos largos.
Hoje, em nome do respeito por tudo e todos, criam-se leis ambíguas, duvidosas e até contra os princípios de Deus. Os média, a cada dia que passa, tornam-se mais ousados (como dizem), com artigos de jornal “bombásticos”, programas de rádio com entrevistas “escandalosas” e com concursos televisivos “exagerados”, tudo para cativar as audiências, mas também para, “indirectamente” levar o povo de Deus a acreditar que está errado e que eles, com esses estudos, mestrados e teses é que têm razão, é que são os donos da verdade absoluta.
Como Cristão, sei e sinto que a fé e a esperança em Deus, não são “coisas” para serem provadas cientificamente ou que tenham que ser provadas mas sim, para serem vividas e sentidas na alma.
Deus existe verdadeiramente, senão não teria enviado o anjo Gabriel a anunciar estas doces palavras a Maria “Salvé, ó cheia de graça, o Senhor está contigo”.
Nós, romeiros e discípulos de Cristo, seguimo-lO como Maria O seguia (“Todos, unânimes, perseveravam na oração com algumas mulheres, entre as quais Maria, a mãe de Jesus” (At 1,14)) todos os dias em particular e na quaresma em especial, desde há séculos. Desde há séculos que oramos, como Nossa Senhora o fez e como as suas várias aparições onde sempre pediu “Orai…”
Quem ora sente e vive que não são em vão as suas orações. Que ao serem depositadas nas mãos da Santíssima Virgem, esta adorna-as de tal maneira, que mesmo nas alturas em que não são vividas ou sentidas na totalidade, ela consegue tornar uma mera vogal ou uma simples consoante, numa oração completa perante o Altíssimo.
Oramos e continuaremos sempre a orar até ao último sopro de vida, mesmo que a maioria dos homens diga o contrário, mesmo que a ciência teime em querer mostrar continuamente o oposto, mesmo que nos digam que não fazemos sentido ou mesmo que afirmem que estamos atrasados no tempo, os romeiros e as romarias estarão sempre quase atrasados."


Artigo publicado no Jornal "A União" de hoje.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Romaria do ano de 2011


Informam-se os irmãos romeiros e todos aqueles que pensam em fazer a experiência de romaria no ano de 2011, que as reuniões preparatórias começam no próximo dia 15 de Setembro, pelas 20:30, no Centro de Catequese da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, situado na Rua do Cruzeiro.