Sexta-feira da I semana da Quaresma
«um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança, e imediatamente saiu
sangue e água.» (Jo 19, 34)
I. — É significativo que a Escritura diga «abriu-lhe», e não «feriu-lhe»,
pois, por este lado, nos foi aberta a porta da vida eterna. «Depois disto
olhei, e eis que vi uma porta aberta no céu» (Ap 4, 1). É esta a porta que
figurava aquela, no lado da arca, por onde entraram os animais que
haviam de se salvar no dilúvio.
II. — Mas esta porta é causa da salvação. Por isso, diz a
Escritura «imediatamente saiu sangue e água», e é muito miraculoso que, do
corpo de um morto, onde o sangue está coagulado, saia sangue.
Isto ocorreu para mostrar-nos que, pela Paixão de Cristo, conseguimos
plena ablução de nossos pecados e de nossas máculas.
— De nossos pecados, pelo sangue, que é o preço da nossa redenção,
conforme a Escritura, «fostes resgatados da vossa vã maneira de viver
recebida dos vossos pais, não a preço de ouro ou de prata, mas pelo precioso
sangue de Cristo, como dum cordeiro imaculado e sem contaminação» (1 Pe 1,
18-19)
— Das nossas máculas, pela água, que é o banho da nossa regeneração,
conforme a Escritura, «derramarei sobre vós uma água pura, e vós sereis
purificados de todas as vossas imundícies» (Ez 36, 25); «Naquele dia haverá
uma fonte aberta para a casa de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para
se lavarem as manchas do pecado.» (Zc 13, 1).
E, por isto, estas duas coisas referem-se especialmente aos dois
sacramentos: a água ao sacramento do batismo; o sangue, à eucaristia.
Ou também, pode-se referir, um e outro, ao sacramento da eucaristia,
pois na eucaristia mistura-se a água ao vinho; ainda que não seja a água
da substância do sacramento.
Convém ainda esta figura: assim como do lado de Cristo, que dormia na
cruz, saiu sangue e água, pelos quais a Igreja é consagrada, assim, do lado
de Adão, que dormia, foi formada a mulher, que prefigurava a própria
Igreja.
In Joan., XIX
(P. D. Mézard, O. P., Meditationes ex Operibus S. Thomae.)
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