sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

10. Sexta-feira depois do I domingo da Quaresma: Na festa da lança e dos cravos de Nosso Senhor


 Sexta-feira da I semana da Quaresma

«um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança, e imediatamente saiu

sangue e água.» (Jo 19, 34)


I. — É significativo que a Escritura diga «abriu-lhe», e não «feriu-lhe»,

pois, por este lado, nos foi aberta a porta da vida eterna. «Depois disto

olhei, e eis que vi uma porta aberta no céu» (Ap 4, 1). É esta a porta que

figurava aquela, no lado da arca, por onde entraram os animais que

haviam de se salvar no dilúvio.

II. — Mas esta porta é causa da salvação. Por isso, diz a

Escritura «imediatamente saiu sangue e água», e é muito miraculoso que, do

corpo de um morto, onde o sangue está coagulado, saia sangue.

Isto ocorreu para mostrar-nos que, pela Paixão de Cristo, conseguimos

plena ablução de nossos pecados e de nossas máculas.

— De nossos pecados, pelo sangue, que é o preço da nossa redenção,

conforme a Escritura, «fostes resgatados da vossa vã maneira de viver

recebida dos vossos pais, não a preço de ouro ou de prata, mas pelo precioso

sangue de Cristo, como dum cordeiro imaculado e sem contaminação» (1 Pe 1,

18-19)

— Das nossas máculas, pela água, que é o banho da nossa regeneração,

conforme a Escritura, «derramarei sobre vós uma água pura, e vós sereis

purificados de todas as vossas imundícies» (Ez 36, 25); «Naquele dia haverá

uma fonte aberta para a casa de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para

se lavarem as manchas do pecado.» (Zc 13, 1).

E, por isto, estas duas coisas referem-se especialmente aos dois

sacramentos: a água ao sacramento do batismo; o sangue, à eucaristia.

Ou também, pode-se referir, um e outro, ao sacramento da eucaristia,

pois na eucaristia mistura-se a água ao vinho; ainda que não seja a água

da substância do sacramento.

Convém ainda esta figura: assim como do lado de Cristo, que dormia na

cruz, saiu sangue e água, pelos quais a Igreja é consagrada, assim, do lado

de Adão, que dormia, foi formada a mulher, que prefigurava a própria

Igreja.

In Joan., XIX

(P. D. Mézard, O. P., Meditationes ex Operibus S. Thomae.)

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