Terça-feira depois do I domingo da Quaresma
Os sofrimentos humanos podem ser considerados à dupla luz. Primeiro,
quanto à espécie. E então, não devia Cristo sofrer todos os sofrimentos; pois,
muitas espécies de sofrimentos são contrárias entre si, tal a combustão pelo
fogo e a submersão na água. Mas, agora tratamos dos sofrimentos de
proveniência extrínseca; pois, os sofrimentos procedentes de causas
externas, como as doenças do corpo, não devia ele sofrê-los, como dissemos.
Mas, quanto ao gênero, sofreu todos os sofrimentos humanos. O que é
susceptível de tríplice consideração:
1. Primeiro, quanto aos homens que lhe causaram sofrimentos. Pois, certos
sofrimentos lhe foram infligidos pelos gentios e pelos judeus; por homens e
por mulheres, como o mostram as criadas acusadoras de Pedro. Também
recebeu sofrimentos de príncipes e de seus ministros, e do populacho,
conforme a Escritura (Sl 2, 1): « Por que razão se embraveceram as nações e
os povos meditaram coisas vãs? Os reis da terra se sublevaram e os príncipes se
coligaram contra o Senhor e seu Cristo». Sofreu também de seus discípulos e
conhecidos: como de Judas, que o traiu e de Pedro, que o negou.
2. Segundo, o mesmo se conclui relativamente àquilo em que o homem pode
sofrer. Assim, sofreu nos seus amigos, que o abandonaram; na sua reputação,
pelas blasfêmias contra ele proferidas; na sua honra e glória, pelas irrisões e
contumélias contra ele assacadas; nos bens, quando das suas próprias vestes
foi espoliado; na alma, pela tristeza, pelo tédio e pelo temor; no corpo, pelos
ferimentos e flagelações.
3. Terceiro, podemos considerá-lo relativamente aos membros do corpo.
Assim, Cristo sofreu, na cabeça, a coroa de pungentes espinhos; nas mãos e
nos pés, a pregação dos cravos; na face, bofetadas e cuspe; e em todo o
corpo, flagelações. Sofreu também em todos os sentidos do corpo: no tato,
quando flagelado e pregado com cravos; no gosto, quando lhe deram de
beber fel e vinagre; no olfato, quando suspenso no patíbulo, num lugar fétido
pelos cadáveres dos supliciados, chamado Calvário; no ouvido, ferido pelas
vociferações dos que o blasfemavam e faziam dele irrisão; na vista, ao ver
sua mãe e o discípulo a quem amava, chorando.
Quanto à suficiência, um sofrimento mínimo de Cristo bastava para remir o
gênero humano de todos os pecados. Mas, quanto à conveniência, foi
suficiente que sofresse todos os gêneros de sofrimentos.
III, q. XLVI, a. 5.
(P. D. Mézard, O. P., Meditationes ex Operibus S. Thomae.)
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