terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Numa romaria ”umas cuecas e meias lavadas é o bastante.”

Artigo publicado hoje no Jornal "A União".
Começo mais um artigo com esta pequena afirmação que um dos irmãos romeiros tem por hábito e com alguma graça peculiar dizer.
Apesar de ser uma afirmação um pouco descabida à primeira vista, não deixa de ser uma verdade Cristã, ou seja, realmente para levarmos uma vida cristã não precisamos de muito mais do que isso, tudo o mais é quase supérfluo. Tudo o mais é mero consumismo desenfreado. Tudo o mais é acumular bens materiais.
Como cristãos que somos (ou deveríamos ser) e ainda que pareça um pouco utópico deveríamos lembrar-nos das palavras que Jesus Cristo nos disse “Deixa tudo o que tens, vem e segue-me”, no entanto, uma grande maioria de nós (no qual me incluo) esquece-se disso ou, lembra-se apenas de tempos a tempos, como se essas palavras fossem meros pingos de chuva que caem da beira de um telhado “tempos a tempos” e não ininterruptamente como deveria ser.
Como homens a nossa passagem na terra é uma perpétua peregrinação, uma perpétua romaria seguindo as pegadas de Jesus Cristo em Direcção ao Pai. É nesse seguimento que nos bastaria “umas cuecas e meias lavadas” e, pegando em palavras de Santa Teresa de Ávila muito simples, belas mas de uma profundidade invulgar “Nada te turbe, nada de espante, (…) só Deus basta.”, é que nos damos conta que realmente, pouco nos basta porque, quem tem Deus consigo tem tudo.
A próxima romaria aproxima-se para (mais um ano) levarmos a cevadeira cheia de “defeitos, problemas, dúvidas, desgostos, alegrias, desejos, anseios, orações” e entregarmos nas mãos de Deus essa carga pesada que se foi acumulando durante o ano que está a terminar e Ele, como só Ele pode, libertar-nos desse peso.

2 comentários:

Joao F Dinis disse...

Ola Paulo
Não sei quem tem mais graça se o Luis Castro autor desta sátira se tu ao comentá-la, gostei muito da tua sensibilidade, és um mestre muito peculiar.

Paulo disse...

Caro Irmão Dinis, não querendo parecer modesto, de mestre nada tenho, mas já no que vou escrevendo de quando em vez, apesar de ter algo de "meu" tem muita ajuda do Espirito Santo.