segunda-feira, 30 de março de 2015

A romaria faz-se Caminhado




A romaria faz-se caminhando.
Caminhando ala com ala, bordão a bordão, de olhos postos na ponta do xaile do irmão que vai há frente enquanto as contas do terço vão rodando entre os dedos da mão até ao ponto do coração abrasar.

A romaria faz-se caminhando.
Caminhando por toda a ilha, parando no maior número de locais de culto possíveis, rezando e cantando dolentemente Avé Marias até ecoarem na mente como alimento para a alma.

A romaria faz-se caminhando.
Caminhando muito, mas também parando aqui e ali para a partilha da refeição ou o descanso merecido ao fim de um dia de caminhada.

A romaria faz-se caminhando num deserto propício ao encontro com Deus, é uma certeza inequívoca, no entanto, e tal com diz o cântico “- O Povo de Deus, no deserto andava, mas há sua frente Alguém caminhava.”, também na nossa romaria, alguém caminha há nossa frente.
Alguém há nossa frente caminha, pedindo-Lhe para que nos ajude na caminhada, nas orações, nas meditações e até nas intempéries, para que nunca vacilemos e continuemos a segui-lO.
Alguém há nossa frente caminha, pedindo-Lhe para que não nos falte as refeições necessárias e as pernoitas para descansar o corpo.
Alguém há nossa frente caminha, pedindo-Lhe para que muitos irmãos e irmãs nos procurem e nos peçam orações pelas suas intenções.
Alguém há nossa frente caminha, pedindo-Lhe para que os locais de culto por onde iremos passar estejam abertos, para condignamente adorá-lO.

Qual oásis no meio do deserto, apenas de lenço e terço ao pescoço, alguém caminha há nossa frente pedido a Deus por todos nós, e todos nós pediremos a Deus por eles, pelas suas intenções e suas famílias.

Artigo já publicado no facebook do rancho na passda 5ª feira  em "modo pré--definido"
Paulo Roldão
(um irmão romeiro, como os demais)

Sem comentários: