domingo, 12 de abril de 2015

“Por Maria até Deus” (em memória do irmão David Fagundes)


Faz hoje 1 ano que a fotografia que serve de base a este artigo foi tirada por um irmão romeiro. No meio de três que foram apresentadas para o cartaz da IX Romaria, foi esta a escolhida ou a desejada por Deus…quem sabe?
Uma imagem simples mas com sentimentos profundos que nos transporta de imediato para passagens bíblicas, onde quase que podemos sentir, ver e viver que toda a multidão ia ao seu encontro, e Ele ensinava-os[1] e maravilhavam-se com o seu ensinamento[2]. Por algum tempo nós fomos essa multidão que foi ao Seu encontro e tudo o que Ele nos dizia maravilhava-nos.
A imagem também nos mostra alguns dos irmãos, ouvindo-O através das palavras do nosso irmão Padre Dinis, destacando-se o irmão David Fagundes que apenas saiu na VIII Romaria, já que o Pai deve ter achado que ele fazia mais falta do que aqui. Um irmão simples, modesto e humilde. Quando falava sabia o que dizia e sentia aquilo que falava. Recordo-me que no encontro de conclusão da romaria ele ter partilhado com os restantes irmãos ali presentes que as datas da romaria tinham sido propositadas para ele. O dia 13, data do fim da romaria fazia-lhe recordar o dia 13 de janeiro de 2012, data em que a sua mãe tinha partido para o Pai. Quanto ao dia 9 foi com ele o seu significado, já que nenhum dos irmãos se recorda do seu propósito. Como Mariano que ele foi (e deve sê-lo seguramente) esta data também encaminhava-o para o dia 13 de maio na Cova da Iria e Sua e nossa mãe Maria Santíssima. Também me recordo do tema, único é certo mas marcante que ele apresentou ao rancho no mês de outubro de 2014 “Por Maria até Deus”, baseado na sua e nossa paixão pela Mãe do Senhor e pelo que S. Luís de Monfort escreveu no “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”. Valeu a pena aquele único momento e aquele título que deu ao tema, já que “Por Maria até Deus”, passou a ser a designação dada ao tempo de silêncio e meditação que temos no 4º dia no local mais conhecido por Santinha do Mato.

Nesta romaria nada de especial ou extraordinário aconteceu, no entanto, entre aqueles que saíram e partilharam com ele a passada romaria, sentiram a sua presença de uma forma inexplicável. Inexplicável no vento forte que por breves segundos se sentiu num determinado local, estando o tempo calmo e solarengo até então, na pomba que sobrevoou o rancho há entrada de uma igreja ou na irmã que connosco orava nessa mesma igreja e que após ter mencionado o seu nome em surdina a um irmão cá atrás, o orador mais há frente pediu uma oração por ele. Inexplicável para nós pecadores, mas para o Altíssimo tudo tem uma explicação.

Paulo Roldão
(um irmão romeiro, como os demais)



[1] São Marcos 2:13
[2] São Marcos 1:22

Sem comentários: