domingo, 6 de dezembro de 2015

Pensamento

Pensamento
(partilha do Irmão João Dinis)


A minha vida espiritual para além da participação semanal na santa Missa enriquece-se diariamente com a oração dos Romeiros – o terço, e embora como leigo não seja obrigado a fazê-lo rezo as Horas Santas: As Laudes pela manhã, ocasionalmente o Oficio de Leitura as Vésperas ao fim do dia e antes de me recolher as Completas.
Muito, muito raramente rezo o Oficio dos Santos.
Impeliu-me o Senhor que no passado dia 3 de Dezembro dedicasse algum tempo por aquelo ofício descobrindo que a Santa Igreja celebrava naquele dia a Memória de São Francisco Xavier.
São Francisco Xavier, nasceu em Navarra, Espanha em 1506, foi ordenado sacerdote em Roma em 1537. Em 1541 partiu para o Oriente, evangelizando incansavelmente a India e o Japão durante 10 anos. Morreu em 1552 na China.
Enquanto estudante, esteve em Paris, encontrando-se com S Inácio de Loyola de que eram conterrâneos e se tornaram particularmente amigos.
Enquanto no Oriente escreveu uma carta a S. Inácio de Loyola de que passo a transcrever parte.
“Viemos por povoações de cristãos, que se converteram há oito anos. Nestes sítios não vivem portugueses, por a terra ser muito estéril e extremamente pobre. Os cristãos destes lugares, por não ter quem os instrua na nossa fé, somente sabem dizer que são cristãos. Não tem quem lhes diga Missa e, ainda menos, quem lhes ensine o Credo, o Pai-Nosso, a Ave-Maria e os Mandamentos. Quando eu chegava a estas povoações, batizava todas as crianças por batizar. Desta forma, batizei uma grande multidão de meninos que não sabiam distinguir a mão direita da esquerda. Ao entrar nos povoados, as crianças não me deixavam rezar o Oficio divino, nem comer, nem dormir, e só queriam que lhes ensinasse a rezar…”
Por cá temos abundância de oferta, imensos sacerdotes competentes e disponíveis liderando várias iniciativas de evangelização como aconteceu com o nosso rancho no defeso cuja participação dos irmãos foi confrangedora…
Deixo a cada irmão que reflita sobre a carta de São Francisco Xavier e compare com a atitude de cada um.

Sem comentários: