sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Irmãos


O evangelho de hoje, na sua 1ª leitura remete-nos para a leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 4, 1-6, que abaixo transcrevo:

Eu, o prisioneiro no Senhor, exorto-vos, pois, a que procedais de um modo digno do chamamento que recebestes; com toda a humildade e mansidão, com paciência: suportando-vos uns aos outros no amor, esforçando-vos por manter a unidade do Espírito, mediante o vínculo da paz. Há um só Corpo e um só Espírito, assim como a vossa vocação vos chamou a uma só esperança; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por todos e permanece em todos.

A primeira imagem que me veio à ideia após a leitura foi sobre a vida de romeiro e/ou em romaria, ainda que a passagem bíblica em questão, possa ser lida e interpretada de outras formas, no entanto, interpela-nos a todos nós cristãos, a agirmos daquela forma.
Como romeiro no plural, isto é, englobando todos aqueles que o são e vivem como tal, sinto que esta passagem nos dá uma responsabilidade acrescida, já que tudo o que é dito por São Paulo, enquadra-se na maneira de ser e estar de um romeiro.
O romeiro deve ser digno do chamamento que Ele faz constantemente, especialmente durante a preparação da e na romaria, mas não só. Todos os dias que medeiam entre romarias, também é nosso dever ouvi-Lo e sermos dignos desse chamamento. Devemos igualmente, ser humildes, mansos, com paciência e suportando-nos uns aos outros no Amor, mantendo assim a união do Espírito, no vínculo da Paz. Como deve ser belo aos olhos de Deus, ver-Nos a caminhar desde a madrugada mais escura até ao anoitecer mais frio, rezando, orando, meditando, mas também conversando com esse espírito de humildade, mansidão, pacientes e suportando-nos uns aos outros, não no sentido depreciativo da palavra, mas sim no suporte e entreajuda entre os irmãos, seja uma bolha no pé, o cansaço do corpo ou a profunda contemplação da nossa existência perante Deus. Como deve agradar ao Coração Imaculado da Sua e nossa Mãe Maria Santíssima, ver-nos assim, reunidos há sua volta na recitação do terço em romaria, qual Cenáculo na união do Espírito, onde habita a Paz e o Amor, assim como é a nossa vocação secundária a que fomos chamados…ser irmãos romeiros.

(Um irmão romeiro, como os demais)
21 de Outubro de 2016

Sem comentários: