segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Ser romeiro



Sempre que termino uma romaria sou assaltado por uma onda de melancolia, pois a experiência da romaria deixa-me sempre profundas marcas do Deus vivo e dúvidas quanto à participação da próxima, visto os anos irem pesando.
Porque ser Romeiro é uma graça de Deus embora pelas ações ser grande pecador da mais baixa condição como refere o peregrino Russo do nosso manual.


  • O Romeiro não deixa um irmão para trás, caminham sempre juntos;
  • Quando por cansaço ou outra razão qualquer se distância recebe sempre apoio;
  • Entre os Romeiros há sempre o estender de mãos, incentivo a quem fraqueja;
  • Os Romeiros cantam, oram, meditam, ultrapassam os limites da dor física, chegam por vezes à exaustão mas pela fé dos seus iguais é sempre amparado;
  • O Romeiro não desanima, recomeça;
  • O Romeiro não se enclausura, não se exila, não se emigra;
  • O Romeiro acredita na revelação, na remissão dos pecados, na vida eterna;
  • O Romeiro não privilegia as diferenças sociais do rancho;
  • Ser Romeiro é permitir-se estar-se imundo, suado, alimentar-se em oração dormir onde calha no chão se for preciso, entre irmãos estranhos, com tranquilidade na certeza de que nunca será abandonado no pôr ou no nascer do Sol;
  • Ser Romeiro é estar em sintonia com as hordas celestiais, é se permitir a ter um relacionamento consigo, conhecer-se, buscar no íntimo a essência da promessa;
  • Ser Romeiro é confessar a natureza humana, é entender que há algo em nós que é eterno no nosso ser finito;
  • Ser Romeiro é caminhar à noite e sentir o Sol nascer;
  • Ser Romeiro é caminhar na escuridão, no silêncio da madrugada e renasce ao raiar do Sol;
  • Enfim, ser Romeiro é viver a Eucaristia todos os dias, contemplar Corpo e Espírito, separadamente juntos é ser devoto da Nossa Mãe Padroeira da Conceição e do nosso Rancho;
  • Ser Romeiro, é ser amigo, é ter amigos e renová-los na Fé.
Obrigado Senhor por me abrires o teu livro de Amor, me teres feito Romeiro apesar das incertezas quanto ao futuro. Se não for possível participar no futuro arde-me o coração saber que ROMEIRO UM DIA ROMEIRO TODA A VIDA




Irmão João Dinis
(Procurador das Almas)

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Irmãos


O evangelho de hoje, na sua 1ª leitura remete-nos para a leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 4, 1-6, que abaixo transcrevo:

Eu, o prisioneiro no Senhor, exorto-vos, pois, a que procedais de um modo digno do chamamento que recebestes; com toda a humildade e mansidão, com paciência: suportando-vos uns aos outros no amor, esforçando-vos por manter a unidade do Espírito, mediante o vínculo da paz. Há um só Corpo e um só Espírito, assim como a vossa vocação vos chamou a uma só esperança; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por todos e permanece em todos.

A primeira imagem que me veio à ideia após a leitura foi sobre a vida de romeiro e/ou em romaria, ainda que a passagem bíblica em questão, possa ser lida e interpretada de outras formas, no entanto, interpela-nos a todos nós cristãos, a agirmos daquela forma.
Como romeiro no plural, isto é, englobando todos aqueles que o são e vivem como tal, sinto que esta passagem nos dá uma responsabilidade acrescida, já que tudo o que é dito por São Paulo, enquadra-se na maneira de ser e estar de um romeiro.
O romeiro deve ser digno do chamamento que Ele faz constantemente, especialmente durante a preparação da e na romaria, mas não só. Todos os dias que medeiam entre romarias, também é nosso dever ouvi-Lo e sermos dignos desse chamamento. Devemos igualmente, ser humildes, mansos, com paciência e suportando-nos uns aos outros no Amor, mantendo assim a união do Espírito, no vínculo da Paz. Como deve ser belo aos olhos de Deus, ver-Nos a caminhar desde a madrugada mais escura até ao anoitecer mais frio, rezando, orando, meditando, mas também conversando com esse espírito de humildade, mansidão, pacientes e suportando-nos uns aos outros, não no sentido depreciativo da palavra, mas sim no suporte e entreajuda entre os irmãos, seja uma bolha no pé, o cansaço do corpo ou a profunda contemplação da nossa existência perante Deus. Como deve agradar ao Coração Imaculado da Sua e nossa Mãe Maria Santíssima, ver-nos assim, reunidos há sua volta na recitação do terço em romaria, qual Cenáculo na união do Espírito, onde habita a Paz e o Amor, assim como é a nossa vocação secundária a que fomos chamados…ser irmãos romeiros.

(Um irmão romeiro, como os demais)
21 de Outubro de 2016

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Reunião de romeiros mensal (outubro 2016)

Informam-se todos os irmãos que no próximo dia 26 do corrente mês, pelas 20:00, no centro de catequeses do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localizado na Rua do Cruzeiro, irá ocorrer o encontro mensal com o seguinte esquema:
Tema para reflexão
“Os Atos dos Apóstolos - Apresentação e explanação a cargo do nosso irmão Padre Pedro Lima, seguindo-se de um período de diálogo fraterno entre todos os presentes sobre o tema.

Outros assuntos de interesse para o rancho.
(…)

Mais se informa de que, este encontro também está aberta a todos aqueles que pretendam sair connosco na próxima romaria.

sábado, 1 de outubro de 2016

Sentidas condolências


Foi com enorme consternação que o rancho recebeu a notícia do falecimento da avó do nosso irmão Padre Dinis Silveira.

Sentidas condolências e que Deus Nosso Senhor a receba na sua infinita glória.