quarta-feira, 11 de novembro de 2020

"Irmãezinho"

 

Principalmente em romaria e entre irmãos, é hábito alguns irmãos mais velhos, ao falarem com os mais novos (em idade, particularmente) tratarem-nos por irmãozinho. Trata-se de um diminutivo de irmão (obviamente), mas que suaviza e torna a palavra mais gentil e carinhosa para o irmão.

Muito possivelmente, e tendo em conta a pronuncia e o modo com que muitos foram ensinados a dizer certas palavras, por parte dos seus pais com poucos conhecimentos, é bonito ouvir um irmão romeiro, ao dirigir-se a um mais novo com a palavra Irmãezinho. Mal escrita e mal pronunciada, no entanto, esconde uma pérola de beleza rara, que nos transporta à Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Os poucos conhecimentos que foram sendo transmitidos de geração em geração, no momento da sua pronúncia errada, transformam-se na passagem bíblica Então, Jesus, ao ver ali ao pé a sua mãe e o discípulo que Ele amava, disse à mãe: «Mulher, eis o teu filho!» Depois, disse ao discípulo: «Eis a tua mãe!”[1] Naquele momento, tornámo-nos todos irmãos de Cristo, através da Sua Mãe e assim, a palavra mal pronunciada, ainda que não fazendo parte dos dicionários de língua portuguesa, é a palavra mais correta para definição de sermos irmãos por Maria, Sua e Nossa Mãe.


(Um irmão romeiros, como os demais)

11 de novembro de 2020



[1] Jo 19, 26-27


Sem comentários: