"“O romeiro é um monge que pela Quaresma, troca a clausura do convento pela clausura do ambiente que o rodeia e na qual, consegue contemplar com a alma (os pequenos milagres de Deus) aquilo que os olhos não vêm no dia-a-dia.”
Começo mais um artigo com este pensamento um pouco poético ou talvez algo exacerbado, mas que não deixa de ter algum fundamento aliás, “ «O romeiro (…) dia-a-dia» posso dizer-lhe que não está descaminhado. No primitivo monaquismo houve monges que se dedicavam a peregrinar constantemente, para indicar o seu desprendimento dos lugares deste mundo e se não afeiçoarem a nenhum. Foi um modo de viver para Deus. O importante é fazer a peregrinação por amor de Deus e com Deus no coração. Esse é o elemento essencial das peregrinações cristãs, aceitando com espírito de penitência os incómodos que implica toda a peregrinação verdadeira; esta é algo muito diferente de uma viagem ou visita turística impulsionada pela curiosidade ou ociosidade.”1
Enquanto homens e católicos assumimos a vivência da romaria, não só nos dias da mesma, como também tentamos assumir essa vivência nos restantes dias do “ano quaresmal”. Quando digo tentamos, é porque no mundo em que vivemos, existem imensas tentações para nos afastar de Deus, nos afastar dessa vivência que devia ser permanente.
Como romeiros e particularmente durante a romaria a nossa primordial função é orar. Orar por todos aqueles que nos procuram e pedem orações, mas também e especialmente, por aqueles que se encontram afastados de Deus. Também neste modo peculiar de orar aproximamo-nos um pouco daqueles irmãos (as) que vivem em permanente oração, já que o seu lema se traduz na seguinte afirmação “nós não falamos de Deus aos homens, falamos dos homens a Deus” 2
Quase a terminar deixo-vos a seguinte passagem bíblica (Mt 13,34-34) –“33Com muitas parábolas como estas, pregava-lhes a Palavra, conforme eram capazes de compreender. 34Não lhes falava senão em parábolas; mas explicava tudo aos discípulos, em particular.”
Com esta passagem pretendo dizer apenas que nestes parcos artigos que fui escrevendo ao longo deste “ano quaresmal” que termina no próximo dia 2 (tendo em conta que no dia 3 começa outro) tentei (recorrendo ao lema comum a qualquer rancho – “o que é da romaria fica na romaria”) aproximar os romeiros e as romarias a todos aqueles e aquelas que, sendo cristãos ou não, olhavam para nós com desdenho, gozo e até algumas palavras menos próprias. Tentei ainda aproximar todos aqueles cristãos que nada ou pouco sabiam dos romeiros e romarias, que ficassem a conhecer uma pequena parte do todo que são os romeiros e romarias, aliás, por muito que escrevesse ou se escreva, nunca se consegue ou conseguir-se-á transmitir a essência da vivência de romeiro e da romaria. Tal como a passagem acima citada, é no rancho e na romaria que se deve e pode aprofundar os conhecimentos. Aqui, nestes modestos artigos, apenas tentei levantar um pouco do véu, sem ferir susceptibilidades.
Termino pedindo a todos os quem leiam este artigo e durante esta romaria que será de 3 a 7 de Março, procurem-nos nos caminhos da ilha e peçam-nos orações. Seja qual for a vossa intenção, rezaremos pela mesma."
1 – Excerto de uma carta de um monge Cartuxo;
2 – Parágrafo de uma outra carta de um monge Cartuxo.
Começo mais um artigo com este pensamento um pouco poético ou talvez algo exacerbado, mas que não deixa de ter algum fundamento aliás, “ «O romeiro (…) dia-a-dia» posso dizer-lhe que não está descaminhado. No primitivo monaquismo houve monges que se dedicavam a peregrinar constantemente, para indicar o seu desprendimento dos lugares deste mundo e se não afeiçoarem a nenhum. Foi um modo de viver para Deus. O importante é fazer a peregrinação por amor de Deus e com Deus no coração. Esse é o elemento essencial das peregrinações cristãs, aceitando com espírito de penitência os incómodos que implica toda a peregrinação verdadeira; esta é algo muito diferente de uma viagem ou visita turística impulsionada pela curiosidade ou ociosidade.”1
Enquanto homens e católicos assumimos a vivência da romaria, não só nos dias da mesma, como também tentamos assumir essa vivência nos restantes dias do “ano quaresmal”. Quando digo tentamos, é porque no mundo em que vivemos, existem imensas tentações para nos afastar de Deus, nos afastar dessa vivência que devia ser permanente.
Como romeiros e particularmente durante a romaria a nossa primordial função é orar. Orar por todos aqueles que nos procuram e pedem orações, mas também e especialmente, por aqueles que se encontram afastados de Deus. Também neste modo peculiar de orar aproximamo-nos um pouco daqueles irmãos (as) que vivem em permanente oração, já que o seu lema se traduz na seguinte afirmação “nós não falamos de Deus aos homens, falamos dos homens a Deus” 2
Quase a terminar deixo-vos a seguinte passagem bíblica (Mt 13,34-34) –“33Com muitas parábolas como estas, pregava-lhes a Palavra, conforme eram capazes de compreender. 34Não lhes falava senão em parábolas; mas explicava tudo aos discípulos, em particular.”
Com esta passagem pretendo dizer apenas que nestes parcos artigos que fui escrevendo ao longo deste “ano quaresmal” que termina no próximo dia 2 (tendo em conta que no dia 3 começa outro) tentei (recorrendo ao lema comum a qualquer rancho – “o que é da romaria fica na romaria”) aproximar os romeiros e as romarias a todos aqueles e aquelas que, sendo cristãos ou não, olhavam para nós com desdenho, gozo e até algumas palavras menos próprias. Tentei ainda aproximar todos aqueles cristãos que nada ou pouco sabiam dos romeiros e romarias, que ficassem a conhecer uma pequena parte do todo que são os romeiros e romarias, aliás, por muito que escrevesse ou se escreva, nunca se consegue ou conseguir-se-á transmitir a essência da vivência de romeiro e da romaria. Tal como a passagem acima citada, é no rancho e na romaria que se deve e pode aprofundar os conhecimentos. Aqui, nestes modestos artigos, apenas tentei levantar um pouco do véu, sem ferir susceptibilidades.
Termino pedindo a todos os quem leiam este artigo e durante esta romaria que será de 3 a 7 de Março, procurem-nos nos caminhos da ilha e peçam-nos orações. Seja qual for a vossa intenção, rezaremos pela mesma."
1 – Excerto de uma carta de um monge Cartuxo;
2 – Parágrafo de uma outra carta de um monge Cartuxo.
Artigo publicado no Jornal "A União" da passada 6ª feira.
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