sexta-feira, 23 de julho de 2010

Resgatando a antiga Ermida de S. Sebastião de Angra do Heroísmo

"No Livro VI das Saudades da Terra, já Frutuoso dava conta desta Ermida de São Sebastião. Também Ioannes Hugonius Linfchoten 1595 a desenhara naquela que até aos dias de hoje é a cartografia mais explicativa da vila medieval/ depois cidade de Angra que o fora.

Conforme se poderá observar em leitura atenta da carta de Linfchoten tinha um amplo adro e à sua frente um chafariz. Pe. António Cordeiro deixa-nos como informação: ”uma nobre, e grande Ermida de Santo, que está indo de S. Francisco, era Ermida do Senado da Câmara...tinha a frente voltada para sul e estava à beira da rua”- do Cruzeiro. A sua construção poderá remontar ao segundo cartel de 1500 (1550), como sustenta o cronista, mas o que podemos dar como certo, é que hoje ela já não existe, deu lugar à Praça Dr. Sousa Júnior, antes Praça Eng.º Arantes de Oliveira, tinha sido Cadeia, e também Recolhimento/Mosteiro das Freiras Capuchas – viviam em clausura religiosa Confessas descalças da 1.ª Regra de Santa Clara.
A grave epidemia de peste que sucedeu nesta Ilha no ano de 1599 ceifando muitas vidas (7000 mil – assim contam os registos). A Câmara então reunida, no dia 20 de Janeiro de 1600, estando presentes a nobreza, clero e o povo, foram em Romaria até São Bento junto da pequena capela que ali havia sido erigida pelos Freis Pedro dos Santos e Jorge de Saphara - esta capela é anterior á de São Roque. Regressada a Romaria e passando junto à Ermida de São Sebastião, foi celebrada missa pelo frei Jorge Saphara, tendo-se depois organizado uma procissão pelas ruas principais da cidade, momento que serviu para a Câmara fazer voto de realizar uma festa todos os anos na Ermida em louvor a São Sebastião pela graça alcançada, uma vez que a epidemia havia cessado. A Ermida fora depois demolida, tendo a imagem sido transferida para a Igreja da Conceição, onde se encontra. Estas festividades, com a entrada da República, viriam a ser suspensas, sendo reatada em 1957. Na nossa contemporaneidade estão à muito esquecidas… [!]


Descrição: Imagem de S. Sebastião: desnudado, com uma mão e pé atados a tronco atrás das costas, trespassado com 8 flechas. Advogado contra a peste. Madeira pintada com resplendor de prata. Século XVI/XVII - Mestres da Sé.
A Escultura, existente neste altar, está colocada num nicho ladeado por 2 colunas Salomónicas em madeira esculpida e coberta com folha de ouro [talha dourada], com decoração vegetalista. O fuste canelado e seus capitéis coríntios, bem como o arco, são todos eles revestidos com desenhos de folha de acanto. O fundo do nicho tem entablamento de madeira e está forrado a tecido vermelho com gola brilhante. Todo o Altar é em talha à excepção de parte do mesão.

Dimensões: 80 cm de altura.
Escultura: Originária do Convento das Capuchas – Ermida de São Sebastião
Localização actual: 2ª. Capela do lado do Evangelho - Igreja e Santuário de Nossa Senhora da Conceição – A.H. "


Artigo da autoria do irmão Victor Cardoso

Sem comentários: