Ecce Homo
Mestre desconhecido
Portugal, 2ª metade do século XVI (segundo um protótipo do século XV)
Óleo (?) sobre madeira de carvalho
A 89 x L 65 cm
Conventos extintos em 1834
MNAA inv. 433 Pint
Piso 3
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‘Eis aqui o homem’ foi como Pilatos apresentou Jesus Cristo, preso e flagelado, antes de ser decidida a sua condenação à morte. Ecce Homo é uma surpreendente pintura que destaca a figura do fundo negro que a suporta e sobre o qual uma auréola de ouro faz a transição entre o plano abstracto e a humana figura. De corda ao pescoço e mãos atadas, envolto pelo pano branco que lhe semi cobre a nudez e onde afloram os espinhos da coroa, é, paradoxalmente, no olhar encoberto de Cristo que se encerra toda a intensidade da imagem. Esta zona oculta de um mistério que permanece materializa-se numa representação não identificável na pintura europeia e que encontrou na produção pictórica portuguesa um modelo reconhecível nos séculos XV e XVI.
Os mais recentes estudos desta obra permitem datá-la no século XVI, embora se tenha mantido íntegro o protótipo iconográfico de quatrocentos.
A propósito do Dia que se aproxima (texto e imagem retirados daqui)
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