segunda-feira, 23 de março de 2020

Homilia na Agualva


Parte da excelente homilia da Missa da Agualva – 12/03/2020, proferida pelo Diácono Pedro Carvalho. Valeu a pena a espera sem ser da sua responsabilidade.
Que Deus Nosso Senhor Lhe dê em dobro.

"(…) Ser romeiro, hoje, é ser testemunha de Cristo numa sociedade cada vez mais descrente.
Cristo também foi romeiro: foi romeiro quando, ainda no ventre de sua Mãe, a Virgem Maria, não teve lugar na hospedaria e foi nascer numa gruta; Cristo foi romeiro quando a Virgem Maria fugiu para o Egipto para que o seu filho não fosse morto; Cristo foi romeiro quando, no colo de sua Mãe, foi apresentado ao templo – Ele, que era o verdadeiro templo; Cristo foi romeiro, quando ensinou o Reino de Deus; Cristo foi romeiro, quando partiu o pão com os seus amigos; Cristo foi romeiro, quando se compadeceu; Cristo foi romeiro quando chorou; Cristo foi romeiro quando se alegrou; Cristo foi romeiro quando foi cuspido e insultado; Cristo foi romeiro, quando foi condenado; Cristo foi romeiro, quando foi flagelado; Cristo foi romeiro, quando subiu as ruas de Jerusalém com uma cruz; Cristo foi romeiro, no alto da Cruz; Cristo foi romeiro, quando a pedra do sepulcro foi desviada; Cristo foi romeiro, nos caminhos de Emaús.
Hoje, Cristo continua a ser romeiro: os vossos pés são os pés de Cristo; as vossas mãos, são as mãos de Cristo; as vossas alegrias, são as alegrias de Cristo; as vossas tristezas, são as tristezas de Cristo; as vossas humilhações, são as humilhações de Cristo.
Quando alguém vos disser: irmão romeiro, para onde vais? Respondam: vamos para a montanha!... Porque, a montanha é o sinal de encontro com Deus. Ser romeiro é caminhar em direção a este monte. A ninguém é pedido que caminhe da mesma forma. Cristo manifesta-se de um modo particular na vida de cada um. Tenhamos a ousadia de descobri-lO nas pequenas coisas e nos pequenos gestos do nosso irmão Lázaro que caminha ao nosso lado.
Irmão romeiro, às vossas costas, levas o amor; na mão, levas o Espírito Santo e, cobrindo o teu corpo, levas o manto de Nossa Senhora que é Imaculada e Auxiliadora.
Por isso, quando subires o monte e chegares ao seu cimo, ora e encontra-te. E, certamente, Cristo irá falar-te no coração. Ele dir-te-á:
Irmão Romeiro, Feliz és tu se fores pobre de espírito, porque será teu o reino dos céus;
Irmão Romeiro, Feliz és tu se fores manso de coração, porque possuirás a terra;
Irmão Romeiro, feliz és tu se chorares, porque serás consolado;
Irmão Romeiro, Feliz és tu se tiveres fome e sede de justiça, porque serás saciado;
Irmão Romeiro, Feliz és tu se fores misericordioso, porque alcançarás misericórdia;
Irmão Romeiro, Feliz és tu se fores puro de coração, porque verás a Deus;
Irmão Romeiro, Feliz és tu se promoveres a paz, porque serás chamado filho de Deus;
Irmão Romeiro, Feliz és tu se fores perseguido por amor da justiça, porque teu será o Reino dos Céus.
Irmãos Romeiros, Bem-Aventurados sejam todos vós quando, por causa de Cristo, vos insultarem, perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal de vós. Alegrai-vos e exultai, pois é grande nos céus a vossa recompensa!
Uma santa Quaresma!
Diác. Pedro Carvalho
(parte da homilia da Missa da Agualva – 12/03/2020)"

Sem comentários: