quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Introdução feita aquando da recitação do terço por parte do Rancho de Romeiros

Terça-feira dia 8 de Dezembro de 2009

"Dia de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal, Padroeira desta Paróquia e Padroeira do Rancho de Romeiros desta ilha Terceira, anteriormente conhecida como Ilha de Jesus Cristo.

Terça-feira, dia no qual a recitação do terço é dedicado aos Mistérios Dolorosos. Estes 5 mistérios retratam a Paixão de Jesus Cristo. Por coincidência ou talvez não, espelham o final da Quaresma, sendo esta altura uma das poucas vezes em que os Romeiros aparecem publicamente. Mas tal como Cristo no Horto das Oliveiras, oram por intercessão de Maria, ao Pai por todos nós, nos caminhos que percorrem. Não para se mostrarem, mas sim para mostrar Aquele que seguem que é Jesus Cristo. Não com presunção, mas sim com humildade, tal como Nossa Senhora que veneramos. Não como passeio, mas sim como penitência, propiciação, expiação, sacrifício. Estes 5 mistérios são comparáveis aos 5 dias de romaria. Cada dia é um mistério e ao fim dos 5 dias o “Mistério” revela-se a todos nós por obra e graça do Espírito Santo.

Mistérios Dolorosos que nos relembram as horas de agonia e sacrifício que Jesus Cristo passou por nós todos, mas que nos devem fazer lembrar que foi na hora derradeira que Ele nos deu “aquela Mulher” para ser a Mãe de todos nós, mas que nos devem também fazer lembrar que amanhã serão os Mistérios gloriosos, que amanhã teremos a recompensa, a Vida Eterna no céu junto a Ela."
Um irmão romeiro como os demais

Sem comentários: