segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

SANTUÁRIO DA CONCEIÇÃO Representação de jóia com imagem da Padroeira


A fachada do Santuário de Nossa Senhora da Conceição terá em exposição uma imagem gigante representativa de uma jóia com a figura da Padroeira de Portugal. Trata-se de uma relíquia trazida de Lisboa pelo empresário da loja local “Do que Eu Gosto”.

Data do século XVIII e foi trazida de Lisboa para Angra do Heroísmo, a título de empréstimo. A jóia pintada à mão sobre marfim, rodeada de pedras preciosas, tem como figura central a imagem de Nossa Senhora da Conceição.
A sua representação estará em exposição na fachada do Santuário da Conceição, em Angra do Heroísmo, a partir de hoje, sendo constituída por duas imagens separadas, presas por pendões, que terão mais de dois metros e meio de comprimento e um metro e meio de largura.
A iniciativa surge por obra do empresário da loja local “Do que Eu Gosto”, localizada na Rua da Palha, no âmbito da festa dedicada à Imaculada Conceição, assinalado a 8 de Dezembro, feriado nacional.
“Pretende-se trazer mais gente ao centro da cidade de Angra; chamar a população nesta época de Natal”, diz Lourenço Aguiar, sobre os objectivos principais, revelando que a sua ideia inicial incluía, para além da exposição da representação da jóia, um desfile de cavalos e uma parada que mobilizaria o corpo de bombeiros, vários cavaleiros, os forcados e taxistas locais, à semelhança do que diz acontecer em Espanha e outras cidades do continente português.
“Não foi possível avançar com essa ideia este ano, talvez para 2010”, acrescenta.
Contudo, apesar da não realização desse conjunto de actividades destinadas a dinamizar a cidade de Angra do Heroísmo e o comércio tradicional, a pro-actividade de Lourenço Aguiar, em parceria com outras entidades, resultou não só na exposição da imagem na fachada do Santuário da Conceição mas também na mostra da jóia na montra principal da Açoriana Seguros, na Rua da Sé, a partir do próximo dia 8, terça-feira.
“A iniciativa resultou de uma união de esforços entre diferentes empresas”, considera o empresário, sublinhando que se trata de uma relíquia de preço elevado, descoberta por acaso numa ourivesaria situada na capital portuguesa.
“O proprietário prontificou-se a colaborar com a minha ideia, que surgiu no momento em que vi a jóia à venda”, conta.
Assim, conforme explicou Lourenço Aguiar, o projecto contou com o apoio dos amigos José Diogo, Raul Rego, e as empresas O Fotógrafo, Açoriana Seguros e Angra2000, no transporte e seguro da antiga preciosidade, sendo que esta última loja avançou com a impressão da imagem em tamanho muito superior ao que inicialmente seria possível efectuar pagamento.
“Foi uma surpresa muito agradável”, remata o empresário.

FOTO: José Gabriel/ O Fotógrafo

Sem comentários: