domingo, 12 de abril de 2020

Domingo da Ressurreição… durante a COVID-19



Hoje é o dia em que a família se reúne para as cerimónias marcadas e marcantes no calendário litúrgico. Celebramos a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Depois de uma semana intensa, particularmente nestes últimos três dias, onde reinou a vivência da Palavra, através dos quatro degraus espirituais, mas também algumas incertezas a pairarem nas nossas cabeças, por causa do que estamos a passar, lembremo-nos que a família é o suporte de cada irmão romeiro e sem ela nada somos. Podemos ter discussões, atritos ou desavenças, mas algumas vezes, neste dia, qual fogo novo, os abraços que ocorrem são semelhantes ao Cirio Pascal, isto é, as relações que até então estavam em pausa ressuscitam para a vida.
Ainda que em romaria o dia da família seja outro, por razões obvias e fundamentadas, hoje é o verdadeiro dia da família. Hoje a família, e depois das cerimónias religiosos, reunir-se-á há volta da mesa e haverá a partilha fraterna do pão e do vinho. Como é próprio do dia de hoje, algumas mesas serão fartas e repletas de iguarias, outras mais modestas e outras ainda serão semelhantes às dos primeiros cristãos, mas todas elas para comemorar a morte e ressurreição de Deus Nosso Senhor Jesus Cristo.

Atrevo-me a sugerir, começando por mim, que sejamos como Maria Madalena e a outra Maria e olhemos, não para o Seu sepulcro, mas sim para o nosso, local onde muitas vezes vivemos sem sabermos. Deixemos que o anjo do Senhor remova a pedra que nos separa da escuridão para a luz e, sem temor, mas com grande alegria corramos a levar esta notícia aos demais irmãos, mesmo aqueles que não creem, dizendo-lhes que Ele vai sempre adiante de vós, porque nós, agindo assim, também seremos ressuscitados para a vida.
Neste dia, nunca será demais relembrar que a ressurreição de Cristo é um desafio profundo a todos nós, que vivemos numa sociedade e numa cultura que continua a mover-se em sinais de morte, desespero e desalento. Todos nós somos anunciadores e testemunhas dessa novidade, ano após ano. Todos nós devemos saborear esta experiência de viver a vida nova de ressuscitados.

Rezemos com fé e esperança, para que seja criado um tratamento ou vacina eficazes, de modo a que esta pandemia reduza drasticamente as mortes e os casos positivos.
Tal como Cristo ressuscitou ao 3º dia, também neste dia Te pedimos Senhor, recebe as almas dos que já partiram e dá alento às famílias que perderam os seus entes queridos.
Pai Nosso; Avé Maria.

(Um irmão romeiro, como os demais)

Sem comentários: