segunda-feira, 22 de março de 2021

34. Segunda-feira depois do I domingo da Paixão: A Paixão de Cristo é remédio contra todos os pecados


 segunda-feira da I semana da Paixão


A todos os males que contraímos pelo pecado, encontramos remédio na

Paixão de Cristo. Contraímos pelo pecado cinco males:

O primeiro, é a própria mancha do pecado. Quando um homem peca,

conspurca a sua alma, porque, como a virtude embeleza, o pecado a enfeia.

Lê-se em Barruch: "Por que estás, ó Israel, na terra dos inimigos, e te

contaminaste com os mortos?" (Br 3, 10).

Mas a Paixão de Cristo lavou esta mancha. Cristo, na sua Paixão, fez do

seu sangue um banho para nele lavar os pecadores: "Lava-os do pecado no

sangue" (Ap 1, 5). No Batismo a alma é lavada no Sangue de Cristo, por que

este recebe do Sangue de Cristo a força regeneradora. Por isso, quando

alguém batizado se macula pelo pecado, faz uma injúria a Cristo e o seu

pecado é maior que o cometido antes do batismo. Lê-se na Carta aos

Hebreus: "O que desprezou a lei de Moisés, após ouvido o testemunho de dois

ou três, deve morrer" (Heb 10, 28-29). Como não deve merecer maiores

suplícios, aquele que pisou no Sangue do Filho de Deus e considerou impuro

o Sangue da Aliança?

O segundo mal que contraímos pelo pecado é nos tornarmos objeto da

aversão de Deus. Assim como quem é carnal ama a beleza da carne, do

mesmo modo Deus ama a beleza espiritual, que é a beleza da alma. Quando,

por conseguinte, a alma se deixa contaminar pelo mal do pecado, Deus

fica ofendido e odeia o pecador. Lê-se no Livro da Sabedoria: "Deus odeia o

ímpio e a sua impiedade" (Sb 14, 9). Mas a Paixão de Cristo remove essas

coisas, por que ela satisfez ao Pai ofendido pelo pecado, cuja satisfação

não poderia vir do homem. A caridade e a obediência de Cristo foram

maiores que o pecado e a desobediência do primeiro homem.

O terceiro mal é a fraqueza. O homem, pecando pela primeira vez, pensa

que depois pode abster-se do pecado. Acontece, porém, o contrário:

debilita-se pelo primeiro pecado e fica inclinado a pecar mais. O pecado

vai dominando cada vez mais o homem, e este, por si mesmo, coloca-se em

tal estado que não pode mais se levantar. É como alguém que se lançou num

poço. Só pode sair dele pela força divina. Depois que o homem pecou, a

nossa natureza ficou debilitada, corrompida, e, por isso mesmo, ficou ele

mais inclinado para o pecado.

Mas Cristo diminuiu essa fraqueza e debilidade, bem que não as tenha

totalmente apagado.

O homem foi fortalecido pela Paixão de Cristo e o pecado, enfraquecido, de

sorte que este não mais o dominará. Pode, por esse motivo, auxiliado pela

graça divina, que é conferida pelos sacramentos cuja eficácia recebem da

Paixão de Cristo, esforçar-se para sair do pecado. Lê-se em S. Paulo: "O

nosso velho homem foi crucificado juntamente com Ele, para que fosse

destruído o corpo do pecado" (Rm 6, 6).Antes da Paixão de Cristo, poucos

havia sem pecado mortal. Mas, depois dela, muitos viveram e vivem sem

pecado mortal.

O quarto mal é a obrigação que temos de cumprir a pena do pecado. A

justiça de Deus exige que o pecado seja punido, e a pena é medida pela

culpa. Como a culpa do pecado é infinita, porque ela vai contra o bem

infinito, Deus, cujo mandamento o pecador desprezou, também a pena

devida ao pecado mortal é infinita.

Mas Cristo pela sua Paixão livrou-nos dessa pena, assumindo-a Ele

próprio. Confirma-o S. Pedro: "Os nossos pecados (i. é., a pena do

pecado) Ele carregou no seu corpo" (1 Pd 2, 24).

Foi de tal modo exuberante a virtude da Paixão de Cristo, que ela só foi

suficiente para expirar todos os pecados de todos os homens, mesmo que

fossem em número de milhões. Eis o motivo pelo qual aquele que foi

batizado, foi também purificado de todos os pecados. É também por este

motivo que os sacerdotes perdoam os pecados. Do mesmo modo, aquele

cujo sofrimento mais se assemelha ao da Paixão de Cristo, consegue um

maior perdão e merece maiores graças.

O quinto mal contraído pelo pecado foi nos termos tornados exilados do

reino do céu. É natural que aqueles que ofendem o rei sejam obrigados a

sair da pátria. O homem foi afastado do paraíso por causa do pecado: Adão

imediatamente após o pecado foi expulso do paraíso, e sua porta lhe foi

trancada. Mas Cristo, pela sua Paixão, abriu aquela porta e novamente

chamou os exilados para o reino. Quando foi aberto o lado de Cristo, foi

também a porta do paraíso aberta; quando o seu Sangue foi derramado, a

mancha foi apagada, Deus foi aplacado, a fraqueza foi afastada, a pena foi

expiada, e os exilados foram convocados para o reino. Por isso é que foi

logo dito ao ladrão: "Estarás hoje comigo no Paraíso" (Lc. 23, 43). Observe-se

que nesse momento não foi dito — outrora; que também não foi dito a

outrem — nem a Adão, nem a Abraão, nem a David; foi dito, hoje, isto é,

logo que a porta foi aberta, e o ladrão pediu e recebeu perdão. Lê-se na carta

aos Hebreus: "Confiantes na entrada no santuário pelo Sangue de Cristo"

(Heb. 10, 19). Fica assim esclarecido como a Paixão de Cristo foi útil,

enquanto remédio contra o pecado.


In Symb.

(P. D. Mézard, O. P., Meditationes ex Operibus S. Thomae.)

Sem comentários: