segunda-feira da I semana da Paixão
A todos os males que contraímos pelo pecado, encontramos remédio na
Paixão de Cristo. Contraímos pelo pecado cinco males:
O primeiro, é a própria mancha do pecado. Quando um homem peca,
conspurca a sua alma, porque, como a virtude embeleza, o pecado a enfeia.
Lê-se em Barruch: "Por que estás, ó Israel, na terra dos inimigos, e te
contaminaste com os mortos?" (Br 3, 10).
Mas a Paixão de Cristo lavou esta mancha. Cristo, na sua Paixão, fez do
seu sangue um banho para nele lavar os pecadores: "Lava-os do pecado no
sangue" (Ap 1, 5). No Batismo a alma é lavada no Sangue de Cristo, por que
este recebe do Sangue de Cristo a força regeneradora. Por isso, quando
alguém batizado se macula pelo pecado, faz uma injúria a Cristo e o seu
pecado é maior que o cometido antes do batismo. Lê-se na Carta aos
Hebreus: "O que desprezou a lei de Moisés, após ouvido o testemunho de dois
ou três, deve morrer" (Heb 10, 28-29). Como não deve merecer maiores
suplícios, aquele que pisou no Sangue do Filho de Deus e considerou impuro
o Sangue da Aliança?
O segundo mal que contraímos pelo pecado é nos tornarmos objeto da
aversão de Deus. Assim como quem é carnal ama a beleza da carne, do
mesmo modo Deus ama a beleza espiritual, que é a beleza da alma. Quando,
por conseguinte, a alma se deixa contaminar pelo mal do pecado, Deus
fica ofendido e odeia o pecador. Lê-se no Livro da Sabedoria: "Deus odeia o
ímpio e a sua impiedade" (Sb 14, 9). Mas a Paixão de Cristo remove essas
coisas, por que ela satisfez ao Pai ofendido pelo pecado, cuja satisfação
não poderia vir do homem. A caridade e a obediência de Cristo foram
maiores que o pecado e a desobediência do primeiro homem.
O terceiro mal é a fraqueza. O homem, pecando pela primeira vez, pensa
que depois pode abster-se do pecado. Acontece, porém, o contrário:
debilita-se pelo primeiro pecado e fica inclinado a pecar mais. O pecado
vai dominando cada vez mais o homem, e este, por si mesmo, coloca-se em
tal estado que não pode mais se levantar. É como alguém que se lançou num
poço. Só pode sair dele pela força divina. Depois que o homem pecou, a
nossa natureza ficou debilitada, corrompida, e, por isso mesmo, ficou ele
mais inclinado para o pecado.
Mas Cristo diminuiu essa fraqueza e debilidade, bem que não as tenha
totalmente apagado.
O homem foi fortalecido pela Paixão de Cristo e o pecado, enfraquecido, de
sorte que este não mais o dominará. Pode, por esse motivo, auxiliado pela
graça divina, que é conferida pelos sacramentos cuja eficácia recebem da
Paixão de Cristo, esforçar-se para sair do pecado. Lê-se em S. Paulo: "O
nosso velho homem foi crucificado juntamente com Ele, para que fosse
destruído o corpo do pecado" (Rm 6, 6).Antes da Paixão de Cristo, poucos
havia sem pecado mortal. Mas, depois dela, muitos viveram e vivem sem
pecado mortal.
O quarto mal é a obrigação que temos de cumprir a pena do pecado. A
justiça de Deus exige que o pecado seja punido, e a pena é medida pela
culpa. Como a culpa do pecado é infinita, porque ela vai contra o bem
infinito, Deus, cujo mandamento o pecador desprezou, também a pena
devida ao pecado mortal é infinita.
Mas Cristo pela sua Paixão livrou-nos dessa pena, assumindo-a Ele
próprio. Confirma-o S. Pedro: "Os nossos pecados (i. é., a pena do
pecado) Ele carregou no seu corpo" (1 Pd 2, 24).
Foi de tal modo exuberante a virtude da Paixão de Cristo, que ela só foi
suficiente para expirar todos os pecados de todos os homens, mesmo que
fossem em número de milhões. Eis o motivo pelo qual aquele que foi
batizado, foi também purificado de todos os pecados. É também por este
motivo que os sacerdotes perdoam os pecados. Do mesmo modo, aquele
cujo sofrimento mais se assemelha ao da Paixão de Cristo, consegue um
maior perdão e merece maiores graças.
O quinto mal contraído pelo pecado foi nos termos tornados exilados do
reino do céu. É natural que aqueles que ofendem o rei sejam obrigados a
sair da pátria. O homem foi afastado do paraíso por causa do pecado: Adão
imediatamente após o pecado foi expulso do paraíso, e sua porta lhe foi
trancada. Mas Cristo, pela sua Paixão, abriu aquela porta e novamente
chamou os exilados para o reino. Quando foi aberto o lado de Cristo, foi
também a porta do paraíso aberta; quando o seu Sangue foi derramado, a
mancha foi apagada, Deus foi aplacado, a fraqueza foi afastada, a pena foi
expiada, e os exilados foram convocados para o reino. Por isso é que foi
logo dito ao ladrão: "Estarás hoje comigo no Paraíso" (Lc. 23, 43). Observe-se
que nesse momento não foi dito — outrora; que também não foi dito a
outrem — nem a Adão, nem a Abraão, nem a David; foi dito, hoje, isto é,
logo que a porta foi aberta, e o ladrão pediu e recebeu perdão. Lê-se na carta
aos Hebreus: "Confiantes na entrada no santuário pelo Sangue de Cristo"
(Heb. 10, 19). Fica assim esclarecido como a Paixão de Cristo foi útil,
enquanto remédio contra o pecado.
In Symb.
(P. D. Mézard, O. P., Meditationes ex Operibus S. Thomae.)
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