segunda-feira, 29 de março de 2021

41. Segunda-feira santa: Necessidade de uma perfeita purificação


 segunda-feira santa


I. — "Se eu não os lavar, não terás parte comigo". Ninguém pode ser coherdeiro

de Cristo e participar da herança eterna sem se purificar

espiritualmente, como está dito nas Escrituras: (Ap 21, 27), "não entrará nela

coisa alguma contaminada" e "quem estará no seu lugar santo? O inocente de

mãos e limpo de coração" (Sl 23, 3-4). É como se Nosso Senhor dissesse: Se

eu não os lavar, não estarás puro, e se não estiveres puro, não terás parte

comigo.

II. — "Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não somente os meus pés, mas também

as mãos e a cabeça".Conturbado, Pedro oferece-se todo para a ablução, cheio

de amor e temor. Como se lê no Itinerário de S. Clemente, Pedro estava a tal

ponto ligado à presença corporal de Cristo, que com tanto fervor amava,

que, após a Ascensão, ao lembrar-se da doçura extrema da sua presença e da

santidade de sua vida, arrebentava em lágrimas, ao ponto de suas pálpebras

parecerem queimadas.

Todo homem possui três coisas: a cabeça, no topo; os pés, embaixo; as mãos,

no meio. Do mesmo modo, o homem interior, ou a alma: a cabeça é a razão

superior, pela qual o homem adere a Deus; as mãos são a razão inferior, com

a qual o homem se dedica à vida ativa; os pés são a sensualidade. O Senhor,

porém, sabia que os discípulos estavam puros quanto à cabeça, pois estavam

unidos a Deus pela fé e caridade; puros também quanto às mãos, pois suas

obras eram santas. Quanto aos pés, tinham alguns apegos terrestres, por

sensualidade.

Pedro, porém, temendo a ameaça de Cristo, consente, não apenas na ablução

dos pés, mas ainda das mãos e da cabeça: "Senhor, não somente os meus pés,

mas também as mãos e a cabeça". É como se dissesse: ignoro se estão sujas

minhas mãos e cabeça; de nada me sinto culpado, mas nem por isso me dou

por justificado (1 Cor 4, 4). Por isso, estou pronto para purificar não somente

os meus pés, i. é, dos apegos inferiores, mas também as mãos, i. é, as obras e a

cabeça, i. é, a razão superior.

III. — Jesus lhe diz: Aquele que se lavou não tem necessidade de lavar senão

os pés, pois todo ele está limpo. Diz Orígenes que eles estavam limpos, mas

que ainda precisavam de uma purificação maior, pois a razão deve sempre

aspirar aos dons mais perfeitos, subir ao cume das virtudes e resplender com

o alvor da justiça. "aquele que é santo, santifique-se mais" (Ap 22, 11).


In Joan., XIII

(P. D. Mézard, O. P., Meditationes ex Operibus S. Thomae.)

Sem comentários: