segunda-feira santa
I. — "Se eu não os lavar, não terás parte comigo". Ninguém pode ser coherdeiro
de Cristo e participar da herança eterna sem se purificar
espiritualmente, como está dito nas Escrituras: (Ap 21, 27), "não entrará nela
coisa alguma contaminada" e "quem estará no seu lugar santo? O inocente de
mãos e limpo de coração" (Sl 23, 3-4). É como se Nosso Senhor dissesse: Se
eu não os lavar, não estarás puro, e se não estiveres puro, não terás parte
comigo.
II. — "Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não somente os meus pés, mas também
as mãos e a cabeça".Conturbado, Pedro oferece-se todo para a ablução, cheio
de amor e temor. Como se lê no Itinerário de S. Clemente, Pedro estava a tal
ponto ligado à presença corporal de Cristo, que com tanto fervor amava,
que, após a Ascensão, ao lembrar-se da doçura extrema da sua presença e da
santidade de sua vida, arrebentava em lágrimas, ao ponto de suas pálpebras
parecerem queimadas.
Todo homem possui três coisas: a cabeça, no topo; os pés, embaixo; as mãos,
no meio. Do mesmo modo, o homem interior, ou a alma: a cabeça é a razão
superior, pela qual o homem adere a Deus; as mãos são a razão inferior, com
a qual o homem se dedica à vida ativa; os pés são a sensualidade. O Senhor,
porém, sabia que os discípulos estavam puros quanto à cabeça, pois estavam
unidos a Deus pela fé e caridade; puros também quanto às mãos, pois suas
obras eram santas. Quanto aos pés, tinham alguns apegos terrestres, por
sensualidade.
Pedro, porém, temendo a ameaça de Cristo, consente, não apenas na ablução
dos pés, mas ainda das mãos e da cabeça: "Senhor, não somente os meus pés,
mas também as mãos e a cabeça". É como se dissesse: ignoro se estão sujas
minhas mãos e cabeça; de nada me sinto culpado, mas nem por isso me dou
por justificado (1 Cor 4, 4). Por isso, estou pronto para purificar não somente
os meus pés, i. é, dos apegos inferiores, mas também as mãos, i. é, as obras e a
cabeça, i. é, a razão superior.
III. — Jesus lhe diz: Aquele que se lavou não tem necessidade de lavar senão
os pés, pois todo ele está limpo. Diz Orígenes que eles estavam limpos, mas
que ainda precisavam de uma purificação maior, pois a razão deve sempre
aspirar aos dons mais perfeitos, subir ao cume das virtudes e resplender com
o alvor da justiça. "aquele que é santo, santifique-se mais" (Ap 22, 11).
In Joan., XIII
(P. D. Mézard, O. P., Meditationes ex Operibus S. Thomae.)
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