quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Romeiros da Terceira - Peregrinos do Infinito

E com o cognome de Peregrinos do Infinito, ontem começámos a “catequese” proferida pelo contra-mestre Padre Dinis. Para além dos vários ensaios de cânticos já realizados nas últimas semanas, assim como dos preparativos da caminhada, como sejam, os meios logísticos e os locais onde passar, descansar e pernoitar, esta parte catequetica fazia falta para alimentar as nossas almas de peregrinos que somos.
Foi bom ouvir as palavras sentidas do Padre Dinis, sobre o que realmente é a Quaresma e o porquê de “Peregrinos do Infinito”, numa altura em que os bens materiais são casa vez mais apetecíveis ao invés dos bens espirituais, estes sim, com valor de Vida Eterna.
O Guia para este ano já está feito e foi distribuído por todos os irmãos, onde o tema do ano pastoral 2007/2008 é “Propor e transmitir a fé na sociedade actual

Deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galiléia.
E era-lhe necessário passar por Samaria.
Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José.
E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte.
Era isto quase à hora sexta.
Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.
Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus näo se comunicam com os samaritanos).
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? Jesus respondeu, e disse-lhe:
Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.
Jo 4, 3-15

Sem comentários: